Você está aqui: Página Inicial / Engenharia de Produção

COMO É A PROFISSÃO

A Engenharia de Produção é uma das profissões de maior crescimento nos últimos anos, principalmente em períodos nos quais é essencial a otimização da produção e dos processos. Por exemplo, durante a pandemia foi necessário repensar, reorganizar e otimizar vários processos produtivos de bens e serviços essenciais, tais como: serviços hospitalares, manutenção de equipamentos médicos e produção e distribuição de medicamentos, e a Engenharia de Produção foi fundamental neste processo.

O Engenheiro de Produção é o profissional capacitado para projetar, planejar a implantação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos complexos, integrando pessoas, materiais, energia e equipamentos. O Engenheiro de Produção também está capacitado para avaliar o desempenho dos sistemas de produção, assim como os impactos socioeconômicos e ambientais, recorrendo a conhecimentos especializados das ciências exatas, ciências sociais, em conjunto com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia.

COMO É O CURSO

A UNIMEP possui tradição de mais de 45 anos no ensino da Engenharia de Produção e oferece um dos cursos mais conceituados e tradicionais do país. O Curso é nota 4 no MEC e conta com um corpo docente altamente qualificado e excelente infraestrutura laboratorial.

O curso Engenharia de Produção da UNIMEP tem duração de 5 anos e é oferecido na modalidade ensino presencial, com um currículo dinâmico e projetado para que o estudante aprenda atuar de forma multidisciplinar e prática, abrangendo todas as áreas da Engenharia da Produção listas pela ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção):
Logística e Cadeia de Suprimentos
Engenharia de Operações e Processos da Produção
Pesquisa Operacional
Engenharia da Qualidade
Engenharia Organizacional
Engenharia Econômica
Engenharia do Trabalho
Engenharia do Produto
Engenharia da Sustentabilidade
Educação em Engenharia de Produção

A proposta curricular ainda integra em seus conteúdos a manufatura avançada, a Indústria 4.0 e a temática da sustentabilidade e meio ambiente, da economia circular e de tecnologias para o gerenciamento e a gestão ambiental. 

Para se formar, o aluno deve realizar estágio e apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

ONDE VOCÊ PODE ATUAR


O egresso do curso de Engenharia de Produção da Unimep possui sólida formação científica e profissional que o capacita para identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do funcionamento de sistemas de produção de bens e serviços, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, em atendimento às demandas da sociedade.

O mercado de trabalho para Engenheiros de Produção é amplo. Trata-se de uma das profissões com maior empregabilidade, pois inclui oportunidades no setor público, na prestação de serviços, no setor automobilístico, metalmecânico e metalúrgico, no segmento da produção de energia e combustíveis, em bancos, em empresas de automação, na construção civil,  e em empresas de todos os portes, assim como em institutos de pesquisa e ensino. Também é forte a possibilidade de desenvolver seu próprio negócio, como a criação de startups, a partir de propostas inovadoras e criativas.

POR QUE ESTUDAR ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA UNIMEP


Existem 3 grandes razões para você escolher o curso de Engenharia de Produção da UNIMEP:

- A tradição e o compromisso com a formação de alta qualidade: A UNIMEP possui uma tradição de mais de 45 anos formando Engenheiros de Produção com qualidade, muitos dos quais atuam no mercado como gerentes, diretores e CEOs de grandes empresas. Para isso, o corpo docente é formado por engenheiros de grande experiência no mercado e elevada qualificação científica, contando com professores de renome nacional e internacional. 

- Proposta curricular inovadora e de referência para a Engenharia de Produção: O currículo do curso de Engenharia de Produção foi projetado para formar engenheiros com sólida formação básica de Engenharia, altamente qualificados e que possam atuar em todas as áreas da Engenharia de Produção. A formação é baseada na multidisciplinaridade e na prática profissional para desenvolver as competências gerais e específicas necessárias, e apoia-se nas  concepções mais atuais e avançadas da Educação em Engenharia de Produção.   

- Ambiente universitário diferenciado e visão internacional de ensino: A UNIMEP possui uma das melhores infraestruturas universitárias da região, dispondo de um campus equipado com laboratórios modernos e completos, assim como um sistema de TI que possibilita aos alunos maior apoio no aprendizado por meio dos ambientes virtuais de aprendizado e das ferramentas computacionais disponíveis. Ainda conta com uma Central de Estágios que auxilia e orienta os alunos a se integrarem junto às empresas da região no desenvolvimento dos estágios curriculares, das atividades práticas e no contato com o mercado de trabalho.

A UNIMEP possui ainda uma política propositiva de relações internacionais, mantendo acordos com Instituições em todo o mundo, o que permite aos alunos realizar intercâmbios no exterior, bem como atividades de pesquisa junto às Instituições parceiras.

ACERVO BIBLIOGRÁFICO


239.828 livros 

Portal Capes com mais de 38 mil periódicos

LABORATÓRIOS

A UNIMEP possui uma das melhores infraestruturas universitárias da região, contando com laboratórios modernos e equipados com a tecnologia necessária para inserir o aluno em atividades práticas que gerem o desenvolvimento das competências necessárias.

O curso de Engenharia de Produção conta com laboratórios didáticos para o ensino das disciplinas básicas tais como física, química, eletricidade, informática e computação gráfica. Conta também com laboratórios para o desenvolvimento de práticas especificas da profissão tais como:

  • Laboratório de Processos de Fabricação (Usinagem, solda, conformação e fundição)
  • Laboratório de Manufatura Avançada e Automação da Manufatura
  • Laboratório de Metrologia
  • Laboratório de Análise de Materiais de Construção Mecânica
  • Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura
  • Laboratório de Controle de Processos

BIBLIOTECA DIGITAL


Pearson - 
8.541 títulos disponíveis

ABNT digital - 3 normas exclusivas e 7 referentes à gestão ambiental, qualidade, máquinas e equipamentos mecânicos.