Você está aqui: Página Inicial / Exposição de fotojornalismo destaca presença da mulher no Maracatu

Exposição de fotojornalismo destaca presença da mulher no Maracatu

por marsanta publicado 29/11/2017 11h13, última modificação 01/12/2017 09h42
Exposição de fotojornalismo destaca presença da mulher no Maracatu

A exposição de fotojornalismo “A Força do Feminino no Maracatu”, da aluna do 8º semestre de jornalismo Andressa dos Santos, começa nesta quarta-feira, 29, no campus Taquaral da Unimep - Universidade Metodista de Piracicaba. A abertura será marcada pela realização da banca de TCC da aluna, que ocorre no Átrio da Biblioteca do campus Taquaral, a partir das 19h30.

As 26 imagens da mostra foram captadas durante o segundo semestre deste ano, sob a orientação da jornalista e professora de fotojornalismo Joyce Guadagnuci. A banca de avaliação do projeto será composta também pelo jornalista João Turquiai Júnior, docente do curso de jornalismo, e pelo fotógrafo Renato Petean Marino, do curso de fotografia.

O trabalho da estudante expõe as integrantes de grupos de maracatu por meio de ensaios fotográficos, cobertura de eventos – como o Encontro de Maracatu de Piracicaba – e registros dos ensaios dos grupos. Fazem parte desse projeto o Baque Caipira de Piracicaba, Baque Mulher e Estação Quilombo de Americana, Baque de Santa de Santa Bárbara d’ Oeste e Baque do Zé Limeira de Limeira.

Segundo Andressa, que integra os grupos Baque Caipira, de Piracicaba, e Baque Mulher, de Americana, o objetivo da exposição é refletir sobre a representação da mulher dentro desta manifestação cultural. “Antigamente, apenas homens podiam tocar. Hoje, isso ainda acontece em algumas das nações tradicionais de maracatu”, diz. A exposição estará aberta para visitações até dia 20 de dezembro.

ANOTE – Exposição “A Força do Feminino no Maracatu”, no Átrio da Biblioteca do campus Taquaral (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 16h. A entrada é gratuita.

Edição e coordenação:
Celiana Perina