Você está aqui: Página Inicial / Missão China 2021 envolve 12 alunos da Educação Metodista com planos de marketing

por Marcia Marcoccia publicado 11/06/2021 14h37, última modificação 11/06/2021 14h39
Este ano a experiência internacional reuniu estudantes da UMESP e da UNIMEP

Propostas para engajar equipes com ações de comunicação interna e endomarketing, uma campanha de lançamento de eletrodomésticos no Brasil e outra campanha mais completa, propondo nova identidade visual e ações para reforçar a marca no mercado.

Mais uma vez, alunos da Educação Metodista participaram da imersão de estudos e projetos de marketing contemplados na Missão Internacional em Negócios Globais – China, que reuniu este ano 36 estudantes da Washburn University (EUA), Hogeschool PXL (Bélgica), a anfitriã Wuhan University of Science and Technology (China) e a Metodista. A apresentação dos três trabalhos divididos em três times mistos foi feita em 4 de junho último de forma online, com participação das empresas chinesas beneficiadas pelos projetos e professores orientadores das quatro universidades envolvidas.

“As empresas chinesas nos enviaram um briefing relatando algum problema ou dificuldade que precisaria de solução. Os estudantes chineses foram responsáveis por esse contato. Os alunos ficaram aproximadamente três meses debruçados nesse briefing, realizando pesquisas, dividindo tarefas, se reunindo online várias vezes na semana na tentativa de embasar e trazer soluções possíveis. Todo esse processo é orientado por professores das quatro universidades ao longo de todo o tempo”, descreve a diretora de Relações Institucionais da Educação Metodista e grande incentivadora do intercâmbio, professora Karin Muller.

Grande aprendizado

Em 15 anos de existência do Four Continent Marketing Workshop, esta foi a 3ª participação da Metodista e 2ª realizada remotamente devido a pandemia de covid-19. Mas isso não subtraiu o brilho e o empenho dos 12 alunos inscritos da UMESP e da UNIMEP:

“O resultado foi incrível! Além de aprenderem um pouco mais sobre os temas abordados, tiveram a oportunidade de se relacionar com estudantes de outros países, conhecer um pouco da cultura, perceber novas visões de mundo, trabalhar em uma equipe com idiomas nativos diferentes, tendo o inglês como única maneira de se relacionar, lidaram com as questões do fuso horário, organização e relacionamento. É um grande aprendizado”, elogia prof. Karin.

Quatro certificados

Os alunos participantes recebem certificados impressos do Four Continent Marketing Workshop, um de cada universidade, e na Metodista podem utilizar a experiência internacional para atividades complementares, além de agregar grande diferencial para seus currículos e portfólios. Este ano inscreveram-se alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Relações internacionais. As empresas que pautaram os cases foram a Haier Group (fabricante de eletrodomésticos e eletrônicos), Bio-Raid (biotecnologia) e Evergrande Group (de serviços).

A Missão China 2021 contou também com orientação e reforço acadêmico dos docentes Vanessa Martins, Fábio Elói Oliveira e Alexandra Gonsalez.