Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / 16º Congresso Infantil do Colégio Americano discute “As oito metas do milênio”

16º Congresso Infantil do Colégio Americano discute “As oito metas do milênio”

por Colégio Metodista Americano — publicado 09/07/2007 08h10, última modificação 17/06/2020 15h21
Encontro debate questões referentes à postura como cidadãos(ãs) e conta com a participação do Centenário, União e escolas públicas da capital

O Colégio Metodista Americano (Rua Lauro de Oliveira, 71) realiza, nos dias 11 e 12 de julho, o 16º Congresso Infantil: “Criança Vida”. O tema deste ano é “As Oito Metas do Milênio”, parâmetros estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, e assumidos como compromissos pelos países membros para enfrentar os desafios globais mais urgentes nos campos econômico, social e ambiental.

O congresso começa na quarta-feira (11/07), às 8h, com uma peça teatral apresentada por alunos(as) do Americano, no auditório Elizabeth Lee. A programação continua com 30 oficinas dos mais variados temas como informática, reciclagem, dança, nutrição e teatro, todas ministradas por profissionais da instituição.

Na quinta-feira (12/07), os(as) estudantes realizam, às 9h, a “Passeata pela Paz”, que sai do Americano e vai até a Igreja Metodista Wesley (Rua São Vicente, 180), onde o congresso terá o culto de encerramento. A atividade se repete às 14h com as turmas do turno da tarde. Mais de 400 estudantes, entre dois e 11 anos, estarão envolvidos(as) em cada etapa da passeata.

O congresso reúne todos(as) os(as) alunos(as) da educação infantil até a 5ª série do ensino fundamental do Colégio Americano, 10 estudantes da 3ª série do ensino fundamental do Colégio Metodista União, de Uruguaiana, e 10 crianças das 3ª e 4ª séries do ensino fundamental do Colégio Metodista Centenário, de Santa Maria. As instituições de ensino público de Porto Alegre, Rio Branco e Roque Calage participam, cada uma delas, com 15 alunos(as) da 3ª série. A Casa de Assistência a Criança da Igreja Metodista (CACIM) também marca presença nas atividades com 20 pequenos(as) da educação infantil.

A idéia do encontro é promover a reflexão sobre os valores éticos e morais, incentivando a solidariedade nas relações entre as pessoas, na busca de uma sociedade mais justa e igualitária. “A nossa intenção é proporcionar um espaço de reflexão entre as crianças sobre a sua participação na sociedade e o seu papel enquanto cidadãos”, comenta a coordenadora da educação infantil e das séries iniciais do Americano, professora Débora Heineck.

O Congresso Infantil teve sua primeira edição em 1992, um ano após a criação do Estatuto da Criança e o Adolescente (ECA), com o tema “A situação da Criança no Brasil”. Ao longo desses 16 anos, assuntos como preconceito e discriminação racial, inclusão social, paz, trabalho infantil, fome, saúde e família permearam os encontros e as discussões em busca de uma sociedade igualitária.

As “oito metas do milênio” da ONU são acabar com a fome e a miséria, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a AIDS, malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.