Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / 19º Congresso Infantil do Americano começa com teatro e oficinas

19º Congresso Infantil do Americano começa com teatro e oficinas

por Colégio Metodista Americano — publicado 01/07/2010 13h40, última modificação 17/06/2020 15h27
Cerca de 500 crianças participam da Passeata pela Paz na quinta-feira (01/07)

“A semente a gente sente na mão e a paz no coração”. Com estas palavras o diretor da Educação Básica da Rede Metodista de Educação do Sul, Norberto Garin, saudou a platéia de aproximadamente 150 crianças pela manhã e 350 à tarde. Reunidos(as) para o início do 19º Congresso Infantil do Colégio Metodista Americano, os(as) pequenos(as) de Porto Alegre e Uruguaiana terão oficinas e apresentações entre hoje e amanhã.

Neste ano, o tema do Congresso é “Semeando a cidadania para colher a paz”. O encontro termina na quinta-feira (01/07) com a tradicional passeata pela paz, às 9h e às 14h, saindo do Americano (Rua Álvaro Alvim) em direção à Igreja Metodista Wesley (Rua São Vicente, 180). No templo, haverá um culto de encerramento das atividades.

Hoje, o evento teve inicio às 8h30 e contou com a presença da vice-diretora Perpétua Maria da Silva, do reverendo Paulo Chaves, de professores(as) e funcionários(as) da instituição. Pela tarde, a abertura aconteceu às 14h horas, com palavras sobre paz do reverendo Flávio Artigas. Após as saudações iniciais, alunos(as) das Séries Iniciais do Americano encenaram a história da Instituição.

As oficinas acontecem de manhã e à tarde e contam com nutrição, vídeo, capoeira, artes plásticas com reciclagem, confecção de pandorgas, entre outros temas. De manhã, na atividade de contação de histórias, a professora Cleonice Zatti propôs aos(às) alunos(as) a confecção de bonecos de tecidos. A aluna Izadora Freitas, 8 anos, do Colégio Metodista União, de Uruguaiana, se surpreendeu com a atividade. “Nunca pensei que pudesse fazer boneca de pano sem o uso de agulha para costurar”, comentou.

De tarde, os(as) alunos(as) puderam escolher sua atividade entre as 30 oficinas disponibilizadas. Cerca de 20 crianças escolheram a turma de confecção de pandorgas, onde cada uma construiu a sua. Yan Moreira de Jesus, de 9 anos, já havia empinado pipa antes, mas nunca montou o brinquedo: “É muito mais legal quando a gente faz”, diz. Sua colega Julia Engel Gehrke, de 9 anos, garante: “Eu vou levar a minha pra casa”.

Os trabalhos produzidos na oficina de vídeo estão disponíveis no blog da Tecnologia Educacional do Colégio Americano.

O Congresso Infantil acontece há 19 anos no Americano e cada ano aborda um assunto de relevância social, como o trabalho infantil, os direitos humanos, a inclusão, entre outros. Em 2008, o projeto recebeu o 2º lugar no Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, oferecido pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, em parceria com o Ministério da Educação e a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

Para Débora Heineck, supervisora da Educação Infantil e Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental do Americano, o Congresso Infantil é um espaço de reflexão sobre a participação na sociedade e os valores morais dentro da escola. “O evento quer desenvolver, desde criança, uma consciência a respeito dos problemas sociais e uma responsabilidade cidadã”, destaca.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração e fotos: Ângela Camana e Cláudia Sobieski