Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / 3ºs anos escrevem cartas ao Prefeito de Porto Alegre

3ºs anos escrevem cartas ao Prefeito de Porto Alegre

por Colégio Metodista Americano — publicado 07/10/2014 09h29, última modificação 17/06/2020 15h30
As cartas escritas pelos estudantes sugerem melhorias para o Arroio Dilúvio.

As turmas de 3º ano do Ensino Fundamental, 31 e 35, realizaram um trabalho em que escreveram cartas, direcionadas ao Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, pedindo mais atenção da Prefeitura ao Arroio Dilúvio, com sugestões de projetos de revitalização pensados pelos estudantes.

A Professora Paula Mosmann explica que a intenção foi fazer os alunos pensarem em melhorias sobre um lugar tão importante para a cidade: “Pediram ao prefeito um projeto que limpasse o Dilúvio, que pudesse torná-lo, inclusive, balneável, despoluindo-o e ajustando o sistema de esgoto da cidade. Há pessoas que jogam sujeira e as crianças sugerem multa. Querem que o Dilúvio seja revitalizado, assim como está sendo a orla do Guaíba.”

Os estudantes parecem ter gostado do trabalho, para Julia Caberlon, de 9 anos, o projeto foi muito divertido: “Foi bem legal, foi divertido fazer. Eu pedi para limpar a água e acabar com a poluição”. Além de diversão, o trabalho serviu também para conhecimento do sistema de esgotos da cidade; é o que mostra Maria Eduarda Alves, também de 9 anos, ao falar: “A água tá poluída porque existem dois tipos de esgoto (cloacal e pluvial). O cloacal é o sujo, ele precisa ir pro DMAE, mas o das casas antigas não vão, caem no arroio Dilúvio e a água do Dilúvio vai para o Guaíba!”

O trabalho faz parte de uma série de estudos que estão sendo realizados para estudar a água na capital. A ideia do trabalho partiu do estudo sobre a qualidade da água em Porto Alegre, sobre o Lago Guaíba e a visita realizada ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), que as turmas realizaram no mês agosto. Todos estes estudos deram informações aos estudantes e foram a inspiração para as ideias colocadas nas cartas direcionada a José Fortunati.