Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / 7º ano do Ensino Fundamental expõe trabalhos com base no livro “A mala de Hanna”

7º ano do Ensino Fundamental expõe trabalhos com base no livro “A mala de Hanna”

por Colégio Metodista Americano — publicado 08/09/2014 11h52, última modificação 17/06/2020 15h30
As malas podem ser vistas pelos corredores do Prédio D

O livro escolhido para trabalhar o Holocausto com os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Metodista Americano, foi “A Mala de Hanna”. A obra escrita pela autora Karin Levine, conta a história de Hanna Brady, uma garota judia que durante o Holocausto, teve como companhia somente uma mala, onde guardava suas histórias.

A atividade que encerrou a leitura obrigatória do segundo trimestre, consistia na criação de uma carta e a confecção da mala com fotos e objetos supostamente utilizados por Hanna. Segundo a professora Letícia Martins, o processo criativo teve início com um primeiro momento, onde os alunos reuniram-se em grupos e pensaram na carta, contando tudo o que Hanna viveu durante a sua curta vida de 13 anos - desde os belos e saudáveis momentos com a família e amigos até a triste realidade que teve de enfrentar nos campos de concentração. Após a leitura os estudantes tiveram a oportunidade de discutir sobre o assunto, em sala de aula, partindo assim para a produção da carta e a confecção da mala. 

“Penso que a história os sensibilizou, pois a personagem principal tem a mesma idade dos estudantes e passa por situações inimagináveis para muitos deles”, afirma Letícia. Ainda segundo a professora, o intuito do trabalho vai além do aprendizado: “O objetivo é oportunizar momentos de leitura que os levem à reflexão individual e em grupo”. 

O livro “A mala de Hanna” é recomendado para todas as idades.