Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Abertura do 18° Congresso Infantil aborda a importância da Paz e emociona público presente

por Colégio Metodista Americano — publicado 24/06/2009 23h29, última modificação 17/06/2020 15h25
Crianças assistiram à peça de teatro e participaram de oficinas como montagem de brinquedos com garrafas PET

Fotos: Rafaela Haygertt e Gustavo Nunes

O Colégio Metodista Americano deu início na manhã desta terça-feira (23/06), ao 18° Congresso Infantil, com o tema “Reconciliação e Paz”. O evento de abertura contou com a presença do diretor Norberto Garin, que realizou um bate-papo com as crianças presentes mo Auditório Elizabeth Lee. “Quem aqui já brigou com o irmão?”, perguntou para fazer com que os(as) alunos(as) refletissem sobre o perdão. “A conversa é o principio da reconciliação”, afirmou.

Estudantes do Colégio Metodista União, da Casa de Assistência à Criança da Igreja Metodista (Cacim), da Escola Estadual de Ensino Fundamental Roque Callage e da Sociedade Metodista de Apoio à Infância (Somai) assistiram à peça “Reconciliação e Paz”, encenada por alunos(as) da Educação Infantil e Série Iniciais do Ensino Fundamental do Americano. As crianças emocionaram quem estava presente com números musicais sobre a importância da paz, como as canções “A Rosa de Hiroshima”, de Ney Matogrosso, e “Um novo tempo”, de Ivan Lins. “Eu chorei a apresentação inteira, foi realmente muito bonito. Pudemos perceber o empenho das professoras e dos alunos”, elogiou Ivana Keiper, mãe da aluna Aline Keiper, da 3ª série.

Para a professora de Educação Física e uma das organizadoras da peça, Soraia Gonçalves, o mais importante é o aprendizado que os(as) estudantes recebem com as atividades. “Eles(as) ganham autoconfiança, se tornam mais conscientes e entendem a mensagem que a apresentação passa”, acredita. Outro momento destaque da cerimônia de abertura foi a Palavra da Pastoral, com o pastor Paulo Francisco Chaves. “Sem Deus, a paz e o perdão são impossíveis”, garantiu.

Após a abertura, as crianças seguiram para diversas oficinas como montagem de brinquedos com garrafas PET e construção do monumento a paz, que ficará exposto no prédio A do Americano (Rua Álvaro Alvim, s/n) até o final da semana.

Na parte da tarde, cerca de 300 pessoas, entre pais, alunos(as) e professores(as) estiveram presentes para a segunda apresentação da peça de teatro, que contou com abertura coordenadora da Educação Infantil e Séries Iniciais, Ilza Maria Cecon. “O mundo precisa de reconciliação e paz, amor e respeito ao próximo. O Congresso Infantil tem importância na formação integral da vida dos(as) estudantes, que serão futuros(as) cidadãos(ãs)”, enfatizou.

A professora da Educação Infantil, Paula Mosmann, destacou que o Congresso e o teatro são importantes para que as crianças entendam o papel da paz e do amor para serem futuros(as) cidadãos(ãs) que podem mudar o que há de errado. A aluna do nível dois da Educação Infantil, Maria Valentina, concorda. “Eu achei o teatro legal porque a paz começa em mim, é amor, é não brigar e não pegar os brinquedos dos outros”, comentou.

Para o segundo dia de Congresso Infantil (24/06) está programada a passeata pela reconciliação e paz entre os homens e os povos do mundo inteiro, em dois horários, às 9h e às 14h. A caminhada terá duração de 20 minutos, com saída do prédio A e destino à Igreja Wesley (Rua São Vicente, 180), onde será realizado um culto de encerramento. São esperadas cerca de 500 crianças. Em caso de chuva, a passeata será cancelado e o culto será realizado no Elizabeth Lee.

“O Congresso Infantil é fundamental para que as crianças pensem em realidades diferentes do que vivem e, além das suas responsabilidades para um mundo melhor”, afirma a supervisora pedagógica da Educação Infantil e Séries Inciais, Débora Heineck.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Rafaela Haygertt