Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Abraço simbólico marca retomada das aulas no IMC

Abraço simbólico marca retomada das aulas no IMC

por Colégio Metodista Americano — publicado 21/05/2007 14h06, última modificação 17/06/2020 15h21
Cinco dias após o incêndio que destrui prédio histórico, cerca de 2,5 mil pessoas, entre elas alunos(as) e ex-alunos(as), foram até a instituição manifestar apoio e solidariedade

As atividades escolares e acadêmicas do Instituto Metodista Centenário (IMC) recomeçaram nesta segunda-feira (21/05) com um abraço simbólico organizado pela associação dos(as) ex-alunos(as) da instituição. Durante o ato, alunos(as), professores(as), ex-alunos(as), ex-professores(as) e ex-diretores da Instituição deram-se as mãos, formando uma corrente humana em volta do quarteirão. Segundo a Brigada Militar de Santa Maria, cerca de 2,5 mil pessoas estiveram presentes na manifestação.

O evento iniciou com a benção da pastoral escolar, dirigida pelas pastoras Fátima Martins e Iraci Izolda, que ressaltaram a importância da chama, símbolo do metodismo. “Façamos com que o fogo do amor transforme nossas forças. Assim, unidos, conseguiremos reerguer este prédio novamente”, motivou a Pastora Fátima.

Em seguida, a diretora geral da Rede Metodista de Educação do Sul, Adriana Menelli de Oliveira, justificou a importância do trabalho em Rede para a recuperação do IMC. “O auxílio das instituições que formam nossa rede possibilitou o retorno às aulas no dia de hoje, mostrou que o Centenário não está sozinho e que a educação metodista terá continuidade na cidade que tanto amor já demonstrou por este projeto”, afirmou.

Durante a manifestação, os(as) presentes cantaram o hino do Centenário e soltaram balões verde e branco, cores do IMC. No encerramento, a professora Adriana Menelli deu as boas-vindas a todos(as) os(as) alunos(as) e incentivou os(as) estudantes a retornarem às atividades escolares normalmente.

Reinício das aulas

Após um estudo detalhado sobre espaços disponíveis no prédio A e em demais ambientes do IMC, ficou definido que todas as aulas serão realizadas dentro da instituição. A redistribuição das turmas está divulgada nos murais do Colégio Metodista Centenário para orientar os(as) alunos(as).

Somente parte das atividades que necessitam de laboratórios de informática acontecerão em dependências externas. Uma parceria firmada com a Universidade Federal de Santa Maria vai possibilitar que os(as) estudantes da FAMES utilizem os laboratórios da UFSM até a reestruturação da parte tecnológica do IMC. Para compensar a falta do antigo laboratório, totalmente destruído pelas chamas, a rede já providenciou a compra de 60 novas máquinas, que devem chegar ao IMC até o dia 1º de junho.

A entrada principal que dá acesso às instalações do IMC, entre o prédio A e B, foi isolada por medidas de segurança. A partir de agora, o trânsito de pessoas será feito pela entrada do ensino fundamental (Rua Dr. Turi 2003). Conforme o Coordenador Geral de Segurança da rede, Jorge Duarte, foi feito o balizamento de toda a obra afetada. “Foram colocados tapumes em pontos estratégicos para não haver risco de acesso ao local”, explica.

No mesmo dia em que ocorreu o incêndio no complexo B do IMC, em 16 de maio, foi realizada a perícia criminal no prédio atingido. A previsão é de que o laudo seja divulgado em um prazo de 30 a 40 dias. Na sexta-feira (18/05) outra perícia foi feita pela empresa seguradora para avaliar a parte de equipamentos e estrutura. A direção da Rede Metodista de Educação do Sul afirma que decisões referentes ao destino do prédio só serão tomadas após esses laudos.

O prefeito Valdeci Oliveira também manifestou apoio e deu garantias de que o poder público fará todos os esforços necessários para a recuperação da FAMES. Adriana Menelli enfatizou o empenho que está sendo feito para a retomada das atividades. “Estamos fragilizados, mas dispostos a reconstruir. A rede metodista no Brasil inteiro está reunindo forças para ajudar nesta reestruturação”, declarou.

Vestibular

Dois caminhões vindos de Porto Alegre trouxeram classes, cadeiras e computadores disponibilizados pela rede. A partir dessa adequação dos espaços e mobiliário foi confirmada a realização do vestibular de inverno da FAMES integrado ao do Centro Universitário Metodista IPA. As inscrições podem ser feitas até 16 de junho através do site www.metodistadosul.edu.br. A taxa é de R$ 40,00.

As provas acontecem no dia 17 de junho, das 13 às 17h, no Campus Central - Unidade IPA (R. Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80), em Porto Alegre, na FAMES (R. Dr. Turi, 2003), em Santa Maria, e no Campus União (Rua Tiradentes, 3234), em Uruguaiana. Os resultados devem ser divulgados pelo portal da rede após as 18h do dia 18 de junho, para a FAMES, e do dia 21 de junho, para o IPA.