Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Advogado do Sinepe, coordenador jurídico e professor do IPA palestram no Americano

por Colégio Metodista Americano — publicado 06/01/2010 10h09, última modificação 17/06/2020 15h26
Jorge Muller, Rui Santos e André Arnt falarm sobre inslusão e desafios do mercado nesta tarde (05/01)<br>

Foto: Rafaela Haygertt

Ampliar conhecimentos relacionados á inclusão de alunos(as) com necessidades especiais e ao papel dos(as) docentes frente aos desafios do mercado. Esse foi o objetivo do segundo dia do Seminário Pedagógico promovido pelo Colégio Metodista Americano, na tarde desta terça-feira (05/01). Os(As) professores(as) dos Colégios Americano, Centenário e União, presentes no Auditório Elizabeth Lee, puderam se aprofundar nos temas com palestras do advogado do Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado no Estado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), Jorge Muller, do coordenador jurídico do Centro Universitário Metodista, do IPA, Dr. Rui Santos, e com o professor de Administração de Empresas do IPA, André Arnt.

Jorge Muller e Rui Santos palestraram sobre assuntos como a questão jurídica da inclusão e a convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o mesmo tema. “O importante é alertar para as dificuldades da inclusão, que não pode ser encarada como um problema tanto pelas escolas privadas, como pelos(as) professores(as)”, comenta Muller.

De acordo com a convenção da ONU, todas as escolas públicas são obrigadas a aceitar o ingresso de alunos(as) com necessidades especiais. Ainda está em tramite a convenção quanto às escolas privadas.

André Arnt palestrou sobre o marketing educacional e o papel dos(as) professores(as) frente aos desafios do mercado. Ferramentas como internet e atividades sociais foram alguns dos temas abordados pelo professor. Para Arnt o marketing para instituições de ensino determina a decisão sobre as necessidades e os desejos dos(as) alunos(as) interessados(as) em ingressar nas escolas. “Ter satisfação com o ambiente de estudo é de vital importância, pois do contrário, pode fazer com que as instituições caiam no esquecimento”, destaca.

Os(As) docentes aprovaram a troca de experiências e a qualidade do seminário. “No momento que a instituição abriu esta possibilidade de inclusão, nós professores(as) estamos cada vez mais interessados(as) em buscar capacitação. A Rede Metodista tem uma excelente parte física disponível”, afirma a professora do Ensino Fundamental das Séries Iniciais, Mari Margo Krüger.

Boletim do Seminário
No turno da manhã desta terça-feira (05/01), cerca de 160 professores(as) dos Colégios Metodistas participaram dos debates que abordaram o currículo pedagógico e avaliações como o novo Enem e o vestibular. Quem palestrou foi a professora Eunice Kindel, do departamento de ensino e currículo da UFRGS.

Kindel criticou as escolas que visavam apenas o vestibular e afirmou que o currículo pedagógico deve priorizar as necessidades dos(as) estudantes. “Se um professor não sabe para que um determinado assunto será útil ao seu aluno, ele não deve nem passá-lo”, acredita.

As atividades do Seminário Pedagógico seguem até quinta-feira (07/01).

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Gusatvo Nunes