Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Aluna do Americano desponta como futuro da natação do Brasil

Aluna do Americano desponta como futuro da natação do Brasil

por Colégio Metodista Americano — publicado 27/07/2007 07h40, última modificação 17/06/2020 15h22
Campeã nacional e sul brasileira, Lauren Goulart disputa o Estadual de Natação na próxima sexta (27/07)

Foto: Arquivo pessoal

Em tempos de Pan-Americano, quando o país obtém o melhor desempenho de todas as edições da competição, principalmente devido ao nadador Tiago Pereira, que conquistou seis medalhas de ouro, surge no Colégio Metodista Americano uma nova promessa das piscinas. A estudante da 7ª série, Lauren de Oliveira Goulart, vem colecionando primeiros lugares em campeonatos regionais e nacionais e já se prepara para mais uma disputa. A jovem de 13 anos busca o título do Campeonato Estadual de Natação, que começa nesta sexta-feira (27/07), no Grêmio Náutico União (GNU).

Em 2007, Lauren levou a medalha de ouro no Campeonato Sul Brasileiro de Natação Infanto-juvenil, disputado no início de julho, na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), em Florianópolis. Ela venceu nos 400 metros livre com o tempo de 4' 51'59, recorde da prova no torneio. A estudante concorreu na categoria infantil um e ainda sagrou-se campeã nos 100 e 200 metros livre. Ela também levou a medalha de prata nos 50 metros livres e duas medalhas de bronze no revezamento por equipe.

No âmbito nacional, a nadadora venceu o 24º Campeonato Brasileiro Infantil de Natação, realizado no Clube Fluminense do Rio de Janeiro, entre os dias 27 de junho e 1º de julho. Assim como no Sul Brasileiro, Lauren levou o ouro na categoria infantil um nos 100 e 200 metros livre, medalha de prata nos 50 metros livres e bronze no revezamento por equipe.

Estas não foram as únicas conquistas da garota, que tem em Gustavo Borges sua inspiração. Segundo o professor de Educação Física do Americano, Ramão Paz, Lauren é sem nenhum exagero “uma das mais promissoras atletas de natação do país”. Antes de ser promovida para a categoria infantil, ela competia como Petiz dois e detinha o melhor tempo do Brasil. A vitória em diversos campeonatos estaduais, no torneio sul brasileiro de 2006 e o troféu de Aniversário do Minas Tênis Clube, onde foram convidados só os(as) melhores de cada modalidade no país, também fazem parte do seu histórico esportivo.

As seguidas façanhas em competições de natação não rendem apenas medalhas para a jovem. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) concedeu à estudante a pré-convocação para a olimpíada de 2012, uma espécie de honra ao mérito para atletas que demonstram ser futuros potenciais do esporte. Apesar de não garantir a vaga nas olimpíadas, Lauren vê a homenagem como um incentivo para buscar a classificação para os jogos de Londres. “Meu maior sonho é disputar as olimpíadas, se possível já em 2012”, revela a garota que chega a nadar oito mil metros e fazer cinco horas de exercícios diários entre os treinos do Americano e do GNU.

A natação está no sangue da família Goulart e João Pedro, irmão de Lauren e aluno do 1º ano do Americano, também apresenta o perfil de vencedor. Aos 15 anos, é o atual campeão estadual do estilo 200 metros peito na categoria infantil dois, além de ter conquistado a medalha de bronze na prova dos 100 metros peito no Sul Brasileiro deste ano. Na próxima sexta-feira, os irmãos dominam a piscina do GNU em busca de mais medalhas de ouro.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Alexandre Paz