Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Aluna do Americano vence concurso de redação do CNPq

Aluna do Americano vence concurso de redação do CNPq

por Colégio Metodista Americano — publicado 04/12/2006 14h27, última modificação 17/06/2020 15h21
Texto da estudante foi escolhido como o melhor do Rio Grande do Sul

Estudos de gênero e das condições de desigualdade das mulheres na sociedade. Foi com a abordagem desses temas que Mariana Furtado Bartz, aluna do Colégio Metodista Americano, ficou entre os(as) vencedores(as) do “2º Prêmio Construindo Igualdade de Gênero”, concurso de redação promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Com o título “Sejamos Feministas”, o texto de Mariana foi escolhido como o melhor do Estado na categoria Ensino Médio. Desde de 2005, o CNPq, premia a melhor redação de cada uma das 27 unidades federativas, dentre as quais são selecionadas as três melhores em nível nacional. Este ano, 1.284 estudantes de todo país concorreram na categoria. Como prêmio, a estudante vai receber um computador.

Mariana está no terceiro ano do Ensino Médio e conta que sempre se interessou por temas de inclusão social, por isso decidiu se inscrever no concurso. A aluna recebeu orientação da professora Beatriz Kloss para escrever o texto.

Na redação, a estudante procura chamar atenção para as desigualdades de gênero e incentivar a luta pela melhoria da condição das mulheres na sociedade. “Muitas mulheres acham que ser feminista é para ganhar vantagens e facilidades. O feminismo é uma luta que busca a igualdade social para as mulheres em todos os sentidos, com direitos e deveres”, explica.