Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Alunas do Americano são principais apostas para Campeonato Estadual de Inverno de Natação

por Colégio Metodista Americano — publicado 14/07/2008 09h24, última modificação 17/06/2020 15h24
Lauren Goulart e Eliandra Silva disputam torneio que deve reunir cerca de 250 atletas em Caxias do Sul <br>

As atuais campeãs do Brasileiro e Sul-brasileiro de Natação, Lauren Goulart e Eliandra Silva, continuam a busca pelo ouro, dessa vez no Campeonato Estadual de Inverno. As alunas do Colégio Metodista Americano disputam o torneio no próximo final de semana (19 e 20/07) na Serra Gaúcha, na Universidade de Caxias do Sul (UCS). São esperados(as) cerca de 250 atletas de dez clubes do Rio Grande do Sul, além do convidado Clube Atlético Olímpia, do Uruguai.

O ano de 2008 tem sido literalmente dourado para as garotas de apenas 13 anos. As últimas façanhas da dupla foram realizadas em Porto Alegre durante o17º Torneio Sul-brasileiro de Natação Infanto-juvenil, realizado entre os dias 04 e 06 de julho no Grêmio Náutico União (GNU). Elas derrubaram cinco recordes da competição e subiram cinco vezes ao lugar mais alto do podium.

As vitórias e quebras de recordes individuais de Lauren vieram nos 400 metros livres com o tempo de 04min39s90, nos 200 metros livres com a marca de 02min13s25 e nos 50 metros livres, onde levou apenas 27s82 para cruzar a piscina. Eliandra venceu nos 100 metros borboleta e bateu a antiga marca da prova com 01min08s61. Em equipe com outras duas nadadoras, elas venceram o revezamento 4x50 metros livres e novamente quebraram o recorde com 01min53s26.

Elas também conquistaram o 25º Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno – Troféu Rubem Dinard de Araújo, no Rio de Janeiro, no final de junho. Lauren garantiu medalhas de ouro nos 50 e 100 metros livres e Eliandra, nos 100 metros borboleta. As jovens formaram equipe com mais duas atletas e quebraram os recordes nacionais nos revezamentos 4x50 e 4x100 livres.

Em abril, as nadadoras viajaram para Istambul, na Turquia, onde participaram do Campeonato Mundial Multinations. Elas foram as únicas gaúchas na competição e Lauren trouxe uma medalha de prata nos 100 metros livres. Devido aos seguidos sucessos, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) concedeu às estudantes a pré-convocação para a olimpíada de 2012, uma espécie de honra ao mérito para atletas que demonstram ser futuros potenciais do esporte.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Alexandre Paz