Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Alunas do Americano são únicas gaúchas em mundial de natação

Alunas do Americano são únicas gaúchas em mundial de natação

por Colégio Metodista Americano — publicado 25/03/2008 07h13, última modificação 17/06/2020 15h23
Lauren Goulart e Eliandra Silva embarcam para Istambul na quarta-feira (26/03) onde disputam competição com cerca de 200 atletas de 10 países
Foto: arquivo

Chegou a vez do mundo conhecer as meninas-prodígios da natação do Colégio Metodista Americano. As estudantes Eliandra Silva e Lauren Goulart viajam nesta quarta-feira (26/03), para Istambul, na Turquia, onde disputam o Mundial Multinations. A competição reúne apenas os(as) melhores de cada categoria para representar seus países. A seleção brasileira vai participar com 17 nadadores(as) e apenas as duas estudantes são do Rio Grande do Sul.

Eliandra Silva representa o Brasil nos 100 metros borboleta, onde disputa a prova no sábado (29/03). Lauren Goulart nada nos 100 e 200 metros livres, a primeira prova no sábado e a segunda no domingo (30/03). A dupla faz parte das equipes de revezamentos 4x100 e 4x200 livres, com disputas no sábado, e 4x100 medley, com prova no domingo.

Para esta competição, que é considerada pela dupla como a mais importante do ano, as garotas realizaram exaustivos treinamentos em busca das medalhas. Somadas as horas e distâncias da preparação, os números impressionam. São mais de 160 quilômetros de braçadas em 64 horas por mês. As atividades acontecem de segunda a sábado, duas horas por dia, a partir das 5h da manhã e em duas vezes na semana é redobrada.

Segundo o coordenador da Seleção Brasileira de Natação, Rômulo Noronha, o histórico é mais favorável à participação masculina e para complicar ainda mais, as meninas do Americano têm pela frente duras adversárias, mas mesmo assim ele mantém a confiança. “Acredito que nas provas de revezamentos as garotas tenham mais chances, mas a Lauren deve trazer medalha também no individual na prova dos 100 metros livres e a Eliandra tem grandes chances no individual, pois o tempo que ela marcou para se classificar (1´08´´) é muito próximo do índice da vitoriosa do ano passado”, aposta.

Rômulo ainda torce para que o desempenho deste ano supere o de 2007, quando o time masculino ficou em 2º e o feminino em 4º, na edição realizada em Genebra, na Suíça. O Multinations é disputado por cerca de 10 países e aproximadamente 200 atletas.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Alexandre Paz