Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Aluno do Americano conquista Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas

Aluno do Americano conquista Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas

por Colégio Metodista Americano — publicado 07/11/2007 06h39, última modificação 17/06/2020 15h22
Matheus Evangelista venceu nas modalidades de cinco e 10 mil metros na categoria juvenil
Fotos: Alexandre Paz e arquivo pessoal

Mais um fenômeno surge na natação nacional e no Colégio Metodista Americano. O estudante do 1º ano do ensino médio, Matheus Evangelista, 14 anos, venceu o Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas das modalidades de cinco e 10 mil metros na categoria juvenil. A competição, que acontece dividida em fases durante todo o ano, teve a última etapa entre os dias 2 e 4 de novembro, na cidade de Rio das Ostras (RJ).

Para vencer os dez mil metros, Matheus enfrentou 30 adversários(as) e para conquistar os cinco mil metros, o garoto despachou nada menos que 70 oponentes. O jovem também ficou entre os(as) 10 melhores na categoria absoluto, onde enfrentou atletas de todas as outras divisões.

Estas vitórias não são as primeiras no currículo de Matheus, que já foi campeão brasileiro da categoria infantil e o primeiro atleta do Estado, com menos de 13 anos, que completou a prova dos 1500 metros livres abaixo de 18 minutos. Para manter esta média, ele treina no Grêmio Náutico União (GNU), de segunda a sábado, com oito quilômetros em duas horas diárias. O jovem prodígio já faz parte da equipe de veteranos(as), onde nada com Marcelo Romanelli, que disputou o último Pan-Americano.

Os resultados expressivos de Matheus não renderam apenas medalhas e a subida ao podium, mas a pré-convocação para a olimpíada de 2012 concedida pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). A honra ao mérito não garante vaga nas olimpíadas, mas incentiva ainda mais os(as) atletas que demonstram ser futuros potenciais da natação.

Firme no propósito de tornar-se profissional, Matheus treina com o pensamento nas olimpíadas e sabe que tem muito esforço pela frente. “Para alcançar esse objetivo preciso continuar com o trabalho forte”, planeja. Como próximo degrau para os jogos de 2012, ele já se prepara para disputar o Campeonato Sul-americano, que acontece em Buenos Aires, ainda sem data definida.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Alexandre Paz