Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Aluno do Americano disputa II Maratona Aquática Internacional de Santos

Aluno do Americano disputa II Maratona Aquática Internacional de Santos

por Colégio Metodista Americano — publicado 22/01/2008 09h53, última modificação 17/06/2020 15h23
Matheus Evangelista é atual vencedor do Campeonato Brasileiro nos cinco e 10 mil metros e compete no próximo sábado (26/01) em busca de vaga para as Olimpíadas de Pequim
O próximo sábado (26/01) é dia de torcida para os(as) fãs de natação e do aluno do Colégio Metodista Americano, Matheus Evangelista. A II Maratona Aquática Internacional de Santos consiste na primeira etapa do circuito mundial da categoria e ocorre na praia do Boqueirão, litoral paulista.

Estudante do 2º ano do ensino médio, Matheus é o atual campeão da Maratona Aquática Brasileira, realizada em novembro de 2007, na divisão juvenil nos cinco e 10 mil metros. Aos 15 anos, ele entra na competição internacional na categoria absoluto, ou seja, irá disputar com adversários(as) de todas as idades, dentre eles(as) os experientes compatriotas Carlos Pavão, Luis Lima e Alam do Carmo, considerados os principais atletas brasileiros em maratonas aquáticas.

Essa não é a primeira participação de Matheus no torneio, que ficou com o oitavo lugar entre os(as) brasileiros(as) na estréia do ano passado. Mais experiente e com dois títulos nacionais na bagagem, o jovem treina para melhorar o desempenho anterior já que a II Maratona Aquática é uma seletiva para o Campeonato Mundial de Sevilha, que ocorre de 29 de abril a 4 de maio e classifica para as Olimpíadas de Pequim. São de seis a oito quilômetros por dia de braçadas e dedicação de segunda a sábado, afinal a seleção brasileira olímpica será composta apenas por dois homens e duas mulheres.

Jamais uma prova de águas abertas reuniu tantos(as) competidores(as) estrangeiros(as) e de um nível técnico tão alto como agora. O circuito mundial de Maratonas Aquáticas deve contar com mais de 90 atletas de 17 países, o que configura a disputa como a mais importante do gênero em toda a história do esporte.

O Brasil é o país com o maior número de participantes, com 28 atletas. A Rússia, tricampeã mundial, traz 11 nadadores(as), os Estados Unidos e a Itália contam com oito representantes e o México apresenta seis competidores(as). Ainda estão na disputa Nigéria, Portugal, França, Argentina, Egito, Espanha e Israel, com três atletas cada, Alemanha, com dois nadadores(as), e Chile, Holanda e Polônia, com um participante cada. O número de alemães(ãs) pode chegar a cinco e a Federação Internacional de Natação (FINA) deve confirmar a inscrição de três atletas da Nova Zelândia.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração e foto: Alexandre Paz