Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Alunos(as) do Americano desenvolvem carro movido à energia solar

Alunos(as) do Americano desenvolvem carro movido à energia solar

por Colégio Metodista Americano — publicado 05/05/2011 09h12, última modificação 17/06/2020 15h28
Depois da casa inteligente, do coletor solar e do fogão solar, veículo movido à energia é novo projeto da Iniciação Científica

O Colégio Metodista Americano tem a tradição de incentivo à prática de ações que contribuam para um mundo melhor. Em 2011, 22 alunos(as) do Ensino Médio que integram o programa de Iniciação Científica, coordenado pelo professor José Ramiro Maciel, começaram a trabalhar no Carro Solar, patrocinado pelo CPM.

O novo projeto consiste na base de um carro de criança, movido à bateria, mas que funciona através de energia solar. O capô do carro, onde se encontra uma placa de silício, é que retém a energia limpa. Ela é transferida para a bateria, que passa para o motor e depois é distribuída entre as quatro rodas do carro. Lorenzo Costa, do 1º ano, diz que o carro funciona com a “energia do futuro. Uma energia limpa e renovável, fácil de encontrar”. Valentinne Serpa, do 2º ano, conta que tem dificuldades na matéria de Física e que participar do programa facilitou o seu aprendizado, além de ter sido uma experiência única.

A estrutura do carro está pronta. O professor José Ramiro calcula cerca de dois meses até que o projeto esteja montado e funcionando. Jaqueline Lodi, estudante do 1º ano, já pensa em um novo projeto “Ainda podemos transformar esse carro em um automóvel para adultos”, afirma.

Retrospectiva de sucesso
Em 2007, cerca de 11 estudantes do Ensino Médio participaram do programa de Iniciação Científica com a criação da “Casa Inteligente”. O projeto consiste na maquete de uma casa abastecida por energias limpas, como energia eólica, solar e térmica, e mostrou, na prática, que é possível obter aquecimento de água e abastecimento elétrico por meios de energia renováveis, sem causar danos ao meio ambiente. Como resultado, a Casa Inteligente conquistou o Prêmio Destaque no 3º Salão UFRGS Jovem em 2008.

Em 2008, os(as) estudantes desenvolveram uma pesquisa para a construção de um coletor solar com garrafas pet e caixas de leite tetra pak. Cada painel, construído com 60 garrafas pet e 50 caixas, pode aquecer a água demandada por uma pessoa diariamente. O projeto também participou do Salão UFRGS Jovem e novamente conquistou o Prêmio Destaque.

Em 2010, sete alunos(as), orientados(as) pelo professor Ramiro, trabalharam na construção do Fogão Solar. O projeto é uma caixa de madeira que traz no seu interior uma placa com mais de 100 espelhos, cortados em pequenos quadrados, que direcionam a luz para um mesmo ponto. Ao testar o experimento, o resultado: em menos de 5 segundos uma folha de jornal prendeu fogo com o sol focado em sua direção. O mesmo aparelho que incendiou o papel serviu para aquecer uma chaleira com água em apenas 15 minutos, e fritar um ovo em mais 15. O Fogão Solar ganhou medalha destaque no 5º Salão UFRGS Jovem.

Para 2011, um novo projeto: o Carrinho movido à energia solar. A vice-diretora do Americano, Perpétua Maria da Silva, destaca a importância do desenvolvimento deste tipo de atividade diferenciada. “O objetivo é que o(a) estudante possa fazer e compreender, que não se limite apenas pelas tarefas de sala de aula. Os(As) alunos(as) desenvolvem, através do programa, competências em várias áreas do conhecimento, como a física, mecânica, química, matemática, elétrica, enfim, muitas disciplinas”, garante.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração e fotos: Paula Barcellos