Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Alunos(as) do Americano recebem visita de especialista em robótica

Alunos(as) do Americano recebem visita de especialista em robótica

por Colégio Metodista Americano — publicado 22/05/2009 07h52, última modificação 17/06/2020 15h25
O objetivo é aproximar jovens estudantes do mundo tecnológico
Expectativa e curiosidade marcaram a visita do professor de física, especialista em robótica, Moacyr Marranghelo, que veio conversar com os(as) alunos(as) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Colégio Metodista Americano, na tarde de quarta-feira (20/05). O encontro teve a orientação do professor José Ramiro Maciel e contou com a presença da vice-diretora acadêmica da Educação Básica, professora Perpétua Maria da Silva.

Boa parte da expectativa e da curiosidade se devia à presença do professor Marranghelo, pela primeira vez visitando o Americano. Outra parte era motivada pelo tema principal da conversa, um kit de peças para montagem de robôs Vex, fabricado pela empresa norte-americana Vex Robotics, que promove competições de robótica entre estudantes adolescentes. “A idéia da Vex é trabalhar a física, a matemática, a engenharia, dentro da sala de aula. A competição é apenas um pretexto pra que a gurizada se interesse mais pelo assunto”, pondera o palestrante, que participa de eventos de renome na área da robótica em São Paulo e Los Angeles e Dallas, nos Estados Unidos.

Para o professor Ramiro, este encontro é o impulso inicial para que os(as) alunos(as) possam fazer a transição da 8ª série para o Ensino Médio e, ao mesmo tempo, ter um motivo a mais para ficar na escola no horário inverso ao de aula. “Significa a aproximação do mundo tecnológico através dos programas que são trabalhados em sala de aula, uma aplicação do conhecimento”, ensina.

Os trabalhos de robótica desenvolvidos no Colégio Americano estão vinculados ao projeto de extensão denominado Educação Tecnológica e Robótica, do curso de Engenharia de Computação do Centro Universitário Metodista. O projeto tem como objetivo ajudar no desenvolvimento do raciocínio lógico e de outras habilidades, além da construção de conceitos de várias áreas do conhecimento a partir de um ambiente lúdico de aprendizagem.

Atualmente o Americano tem quatro turmas de robótica com 12 alunos(as) em cada uma, que participam de encontros semanais, no turno inverso ao das aulas regulares, com orientação dos(as) professores(as) José Ramiro e Jeniffer da Silva. Durante a atividade, os(as) estudantes desenvolvem trabalhos de física e exercícios de raciocínio com o kit Lego, mais tradicional e mais simples, e o kit Vex, conjunto de peças pra montagem de robôs mais complexo, usado para o Ensino Médio. As atividades têm continuidade e a cada ano os(as) participantes avançam de nível - básico, médio e avançado.

A procura pelo projeto de robótica neste ano foi grande e a adesão foi total. A lista de espera para novas turmas tem 24 estudantes. Os(As) estudantes que tiverem interesse em se inscrever pode entrar em contato com a secretaria do Americano pelo telefone 3316.1158.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração e fotos: Luís Bustamante