Alunos(as) do Colégio Americano homenageiam o 20 de setembro
Em homenagem ao principal dia da história dos(as) gaúchos(as), os(as) alunos(as) da Educação Infantil e Séries Iniciais do Colégio Metodista Americano apresentaram coreografias de danças tradicionalistas e fizeram leituras de poesias relacionadas ao 20 de setembro. O evento foi realizado nesta segunda-feira (21/09), nos períodos da manhã e tarde, no ginásio João Prado Flores.
Os(As) pequenos(as) da 3ª e 4ª série estudam ao longo do ano a história do Rio Grande do Sul, assim como a Revolução Farroupilha, culinária e costumes do tradicionalismo gaúcho. As atividades em homenagem ao 20 de setembro é fundamental para que os(as) estudantes conheçam as raízes do tradicionalismo e lendas gauchescas, destaca a supervisora pedagógica, Débora Heineck.
Segundo os(as) alunos(as) da 4ª série, Artur Fredtz e Isabela Sandre, o trabalho proporciona um resgate da cultura gaúcha. Aprendemos que a revolução farroupilha começou por causa do preço do charque, em 1835, afirma Fredtz. Estudar a história do Rio Grande do Sul é importante para aprender a cultura e os principais motivos que levaram a reivindicação na guerra dos farrapos, garante Isabela.
A atividade contou com com coreografias das danças pezinho e caranguejo, bem como a leitura de poemas de autoria própria e temática da cultura gaúcha. O importante é que o estudo da história e do tradicionalismo gaúcho traz à tona a cultura campeira, difícil de trabalhar na cidade afirma a professora da 4ª série, Tércia Gomes.
Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração e fotos: Gustavo Nunes