Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Alunos(as) inteligentes fazem Casa Inteligente

Alunos(as) inteligentes fazem Casa Inteligente

por Colégio Metodista Americano — publicado 09/10/2008 05h46, última modificação 17/06/2020 18h24
Iniciação Científica do Colégio Americano tem projeto aceito no III Salão UFRGS Jovem
 No dia 16 de setembro os “cientistas” do Americano receberam a confirmação do aceite do projeto Casa Inteligente para o III Salão Jovem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O grupo é formado por 11 estudantes do Ensino Médio do Colégio Metodista Americano e apresentarão a maquete de uma casa abastecida por energia solar térmica e fotovoltaica bem como energia eólica. Na inscrição o projeto leva o nome de Fontes Alternativas de Energia.

A maquete construída em 2007, para a Mostra de Ciências do Americano, foi em madeira e acrílico e utilizava três formas de captação energética. O painel solar, para o aquecimento de água, e o painel fotovoltaico e o gerador eólico para o abastecimento elétrico da residência. O trabalho foi a grande vedete da Mostra.

Neste ano, o grupo começou os estudos sobre energias alternativas bem como a utilização dessas formas de energias numa residência. “Montamos a maquete de uma casa abastecida por energia solar térmica e fotovoltaica bem como energia eólica.” Diz o professor José Maciel Ramiro, coordenador do projeto.

“Eu entrei em contato com a coordenadora do PROPESQ (UFRGS) e expliquei o que tínhamos feito no Colégio Metodista Americano, no projeto de Iniciação Cientifica. Ela elogiou o trabalho e incentivou a inscrição no III UFRGS Jovem. Fui pedir ajuda a profa. Lola e inscrevemos o projeto no dia 21/08/2008.” Comenta Ramiro.
Agora a tarefa é se preparar para a exposição que acontece de 20 a 25 de outubro e para isto os responsáveis prof. Ramiro e profa. Lola Rodrigues terão que preparar um banner, vídeo e refazer a maquete. “Precisamos reorganizar os(as) alunos(as) para esta tarefa, visto que o grupo, este ano, está envolvido com outro projeto que é o coletor solar.”

Os(as) autores dos trabalhos apresentados receberão certificados de participação no III Salão UFRGS, emitidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e os grupos-pesquisadores, autores de trabalhos “Destaque” e Menção Honrosa, receberão certificados na Sessão de Encerramento do XX Salão de Iniciação Científica, XVII Feira de Iniciação Científica e III Salão UFRGS Jovem.

Alunos(as) autores(as) do projeto Casa Inteligente – Fontes Alternativas de Energia são: Matheus Pacheco, Guilherme Grochau Azzi; Lucas Orsatto da Silva; Gabriela Rodrigues; Filipe Ribeiro; Marcelo Casanova Fortuna; Lizandra Machado Moreira; Alexandre Moser Vissory; Marcelo Merten Cruz; Pedro Mariano Wortan; João Paulo de Souza Bidart e Bruna Engelmann.

Jornalista responsável: Daniela Artigas
Colaboração: Gabriela Fofonka