Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Alunos de Nível 1 da Educação Infantil participam do projeto “O Fantástico Mundo dos Contos de Fada”

por Colégio Metodista Americano — publicado 24/06/2015 09h24, última modificação 17/06/2020 15h31
Projeto tem como ponto principal os primeiros contatos dos alunos com a literatura.

Visando valorizar os contatos iniciais com a literatura e utilizando-se de uma maneira lúdica para as crianças entenderem o enredo da história, o Colégio Americano criou o projeto “O Fantástico Mundo dos Contos de Fada” para as turmas de Nível 1 da Educação Infantil.

O projeto, idealizado pelas professoras Rejane Salete Guerreiro e Ana Lisi Saul Antunes, surgiu de maneira espontânea. Como utilizam com frequência os contos de fadas em suas aulas e os alunos sempre pedem para que a história seja repetida, as professoras decidiram trabalhar a dramatização dos contos.

Nos últimos encontros, as turmas trabalharam "Os Três Porquinhos", com aulas que têm direito a máscaras dos personagens. As casinhas de palha, madeira e tijolos, feitas coletivamente, ficam expostas na sala de aula e servem como cenário para a brincadeira.

Os contos de fada trabalham aspectos subjetivos propostos pelas histórias como medos, ansiedades, superação de dificuldades. Além disto, favorecem o contato com o mundo literário de forma lúdica e auxiliam o processo de letramento e alfabetização das crianças.