Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Alunos do Americano falam de futuro profissional no projeto Formação de Identidade

por Colégio Metodista Americano — publicado 19/04/2010 13h36, última modificação 17/06/2020 15h26
Grupo Imersão do 3º ano realizou orientação vocacional nas dependências do IPA
O Grupo Imersão do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Metodista Americano dedicou a manhã desta sexta-feira (16/04) para pensar no futuro. A primeira etapa do Projeto Formação de Identidade reuniu 19 estudantes para atividades de orientação vocacional no Centro Universitário Metodista, do IPA.

No primeiro encontro, após a apresentação do projeto, os(as) jovens participaram da elaboração de um cartaz com o tema “Expectativas e temor em relação à escolha vocacional”. À medida que os grupos apresentavam seus trabalhos, as psicólogas Jocemara Oliveira, Áurea Vieira, orientadora educacional do Americano, e Cristina Dariano Kern, idealizadora do projeto, respondiam as dúvidas dos(as) alunos(as).

De uma forma muito descontraída, os(as) estudantes relatavam suas expectativas com relação ao futuro. Logo após a apresentação dos trabalhos foi realizado um intervalo para lanche, organizado pela equipe de profissionais.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia do IPA, Cristina Kern, o projeto passou por uma mudança em 2010. A partir dessa edição, somente os(as) alunos(as) que efetuarem a inscrição poderão participar. Para isso, devem entregar a ficha de inscrição, com assinatura dos pais ou responsáveis, e agendar uma entrevista individual, que vai possibilitar um diagnóstico vocacional do(a) estudante para a elaboração de um projeto personalizado.

Outras atividades como “Futuro no presente”, “Técnica RO (reality ocupation)” e participação dos familiares compõem a programação do projeto que se estenderá ao longo do ano. “O Formação de Identidade se vale de um Método Clínico em que a dinâmica acompanha o desenvolvimento da identidade vocacional do indivíduo, o que ocorre paralelamente ao desenvolvimento da identidade pessoal. Outro aspecto do método é tentar identificar o padrão de escolha utilizado”, explica Cristina.

Para participar do projeto, o(a) aluno(a) não tem nenhum custo, pois é oferecido pelo curso de Psicologia do IPA.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração e fotos: Cláudia Sobieski