Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Americano confirma status de favorito e estréia com vitória na Copa Paquetá

Americano confirma status de favorito e estréia com vitória na Copa Paquetá

por Colégio Metodista Americano — publicado 06/08/2007 11h15, última modificação 17/06/2020 15h22
Equipe masculina de futsal goleia por 4x1 time do colégio Batista na primeira etapa da 7º Estudantil Paquetá Esportes Adidas e do School Games<br>

O Colégio Metodista Americano começou com o pé direito a participação no 7º Estudantil Paquetá Esportes Adidas. Com o pé direito, com o esquerdo e com a cabeça, afinal a equipe do futsal passou por cima do adversário ao aplicar 4x1. A competição, com as finais marcadas para novembro, teve a primeira rodada neste sábado (04/08).

A goleada foi imposta contra o bom time do colégio Batista que, mesmo qualificado, não esboçou reação. O escore foi construído com gols de Figueiró, Daniel Rech e Gustavo Bezzi, que marcou dois. Com o resultado, a equipe confirma o status de favorita e agora pega uma fase considerada mais difícil. O time está classificado para disputar a fase de chaves, e caiu no grupo F, onde terá como adversários os colégios Santa Rosa, Concórdia e o Farroupilha, que é o próximo. O jogo entre os dois colégios é considerado um clássico e vai acontecer na sexta-feira (10/08), na casa do rival.

A disputa, mais conhecida como Copa Paquetá, envolve as modalidades de atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei nas categorias mirim, infantil e juvenil, com crianças entre 13 e 17 anos. Paralelo ao campeonato acontece o School Games, que tem ainda as modalidades de Natação e Skate.

O Americano é um dos mais tradicionais participantes da competição. Um exemplo é o basquete masculino, onde em quatro edições as equipes do colégio venceram três. No time deste ano destaca-se o aluno Henrique Jackson, que além de mostrar bom desempenho nas quadras está também entre os finalistas do concurso redação ZH, que premia as cinco melhores redações do estado.

Segundo o professor de educação física Ramão Paz a qualidade dos(as) atletas do Americano é grande, o que faz a instituição estar sempre entre os favoritos. “Somos muito fortes, estamos sempre entre os melhores e só com alunos(as) formados(as) no colégio, porque aqui não compramos gênios do esporte, nós os(as) formamos”. A declaração não é nenhum exagero se observarmos os recentes resultados obtidos pelos irmãos Lauren e João Goulart na natação, ou Artur Heineck na ginástica artística. Para Ramão, ver estes resultados é a maior conquista do(a) educador(a). “Isso mostra o quanto os(as) professores(as) e o ensino do Americano devem ser valorizados, assistir às vitórias dos(as) nossos(as) alunos(as) é a nossa vitória”, conta orgulhoso.

A copa Paquetá é disputada somente por colégios de Porto Alegre, já o School Games tem fases regionais dentro de todo o estado determinadas pela RBS. As competições acontecem paralelamente com patrocinadores distintos. Os jogos da primeira fase valem para os dois campeonatos, entretanto, a partir da fase final do Scool Games, quando entram os(as) classificados(as) das regiões do interior, as equipes do Americano das modalidades de atletismo, basquete, futebol e vôlei podem ficar de fora mesmo se estiverem classificadas. Isso porque existe um conflito de datas com as Olimpíadas Metodistas, que este ano serão disputadas em Uruguaiana e é a prioridade da instituição. Para o ano que vem, a organização dos campeonatos pensa em mudar as datas para iniciar um torneio só quando o outro terminar.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Alexandre Paz