Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Americano implanta projeto permanente de Coleta Seletiva

Americano implanta projeto permanente de Coleta Seletiva

por Colégio Metodista Americano — publicado 05/10/2007 08h23, última modificação 17/06/2020 15h22
Teatro do DMLU e apresentação dos “monstrinhos” símbolos da campanha ocorrem na próxima terça-feira (09/10)

Foto: Fernando Antunes

Preocupado com a questão ambiental e a boa educação das crianças, o Colégio Metodista Americano dá início ao projeto permanente de Coleta Seletiva. Mais do que simplesmente separar os resíduos, a iniciativa prevê o ensinamento de como aproveitar ao máximo cada material. O lançamento oficial ocorre na próxima terça-feira (09/10), no Auditório Elizabeth Lee (Rua Dr. Lauro de Oliveira, 71) em dois horários, das 10h às 11h e das 14h30 às 15h30.

O programa envolve os(as) cerca de 500 estudantes da 1ª à 5ª série que estudam no prédio A, e tem como destaque a educação ambiental. A abertura do projeto conta com a participação do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), que apresenta a peça teatral “Os dez mandamentos do asseio público: chega de lixo”. Na terça-feira, os(as) pequenos(as) ainda vão conhecer os “monstrinhos”, símbolo da campanha produzido pelo Laboratório de Design Institucional da Rede Metodista de Educação do Sul (LDI).

O objetivo da Coleta Seletiva é envolver alunos(as), funcionários(as) e professores(as) no processo de resolução dos problemas ambientais. Cada sala de aula terá dois “monstrinhos comedores de resíduos”, um para materiais recicláveis e outro para orgânicos. As peças são produzidas pelos(as) próprios(as) alunos(as). Ao longo do ano, oficinas de reciclagem acontecem no colégio e todo o material acumulado é doado para o Hospital São Pedro.

O coordenador do Comitê de Gestão Ambiental da rede metodista, Tiago Cetrulo, destaca a importância dos aprendizados sociais em um contexto de educação ambiental, com valores e comportamentos individuais e o funcionamento da natureza. “Trata-se de favorecer o desenvolvimento de uma cidadania responsável. É fundamental desde cedo apresentar os problemas do meio ambiente às crianças, de modo que cresçam com atitudes corretas”, explica.

O Coleta Seletiva é uma proposta do comitê da Gestão Ambiental juntamente com o Escritório de Projetos e o LDI. Se o programa der certo, Cetrulo afirma que será estendido para o prédio F e em seguida para todo o colégio.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Caroline Alves