Americano inicia a IV Semana da Qualidade de Vida
Nesta segunda-feira (14/09), o Colégio Metodista Americano deu inicio à IV Semana da Qualidade de Vida. A primeira atividade do evento aconteceu no Auditório Elizabeth Lee, pela manhã.
A palestra de abertura ficou por conta da estudante de Medicina e integrante da Liga de Traumas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Denise de Borba Antunes. Na conferência, estavam presentes as turmas de quinta, sextas e sétimas séries.
Denise alertou sobre a importância de respeitar os limites do próprio corpo e do próximo. A convidada mostrou ao público presente formas de prevenção de acidentes e deu uma aula de primeiros socorros aos (às) estudantes. No telão, a palestrante fez com que os (as) alunos(as) vissem os resultados de brincadeiras populares entre as crianças, como o montinho, o corredor polonês e a cama de gato.
Além de conversar com os(as) estudantes sobre os traumas causados pela brincadeiras, Denise Antunes abordou também um assunto que traz muitas conseqüências negativas para o desenvolvimento dos estudantes: o bullying. Quem ataca o outro não tem personalidade nem caráter, alerta.
A visitante explicou que é preciso conscientizar as crianças e os adolescentes, pois a segunda maior causa de mortes atualmente é o trauma. A palestra foi bem instrutiva, principalmente à parte de primeiros socorros, opina Gabriel Fernandes, da 6ª série.
Para a supervisora pedagógica das séries finais e do ensino médio, Ana Paula Scaroni Garcia, a palestra foi muito boa, já que retratou temas do cotidiano dos (as) alunos (as). Eles precisam entender que as brincadeiras podem ter conseqüências sérias, assegurou Ana Paula.
As palestras, oficinas e debates da quarta edição da Semana de Qualidade de Vida prosseguem até a sexta-feira (18/09) e acontecem durante o horário das aulas, no Auditório Elizebeth Lee e nas quadras esportivas do colégio.
Jornalista responsável: Gerson Brisolara
Colaboração e fotos: Rafaela Haygertt