Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Americano obtém excelente resultado no ENEM

Americano obtém excelente resultado no ENEM

por Colégio Metodista Americano — publicado 21/07/2010 19h52, última modificação 17/06/2020 15h27
Ensino na prática e preparação para Vestibular são alicerces para o bom desempenho da escola
“...educar ensinando a viver”. Assim encerra o hino do Colégio Metodista Americano que explica exatamente qual é o objetivo da instituição. Formar alunos(as) capazes de desempenhar um grande papel no vestibular, sem esquecer os princípios de formação cidadã. O resultado do último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), divulgado ontem (19/07) no Jornal Zero hora, mostra que a filosofia funciona. A escola alcançou posto de destaque entre as 250 melhores casas estudantis do Estado.

O ensino da escola chama a atenção. No ano passado o Americano recebeu três prêmios no 4º Salão UFRGS Jovem, realizado em outubro, e mais um no 8º Fórum FAPA. O aproveitamento dos(as) ex-alunos(as) no vestibular também impressiona. Entre os(as) 29 jovens que prestaram o exame, cerca de 85% ingressaram em instituições de ensino superior. Em 2008 a jovem Gabriela Sanhudo, sem fazer nenhum cursinho pré-vestibular, foi aprovada no processo seletivo de Biomedicina, da UFRGS. Detalhe: a garota que estuda no colégio estava apenas no 1º ano do Ensino Médio.

Ciente de que a nota do ENEM é utilizada como avaliação nos vestibulares e serve de pré-requisito para obtenção de bolsas de estudos e até de ingresso em instituições públicas, a escola trabalha o conteúdo do Exame Nacional dentro da sala de aula. Mais de 75% do corpo docente do Americano é formado por Mestres ou Doutores(as) e esta equipe qualificada realiza trabalhos com projetos multidisciplinares que otimizam o aprendizado dos(as) alunos(as).

A escola investe na formação continuada de seus professores(as). O colégio realiza periodicamente debates internos e palestras com convidados(as) de destaque na área da educação. Tudo isso tem o objetivo de promover a qualificação permanente do corpo docente.

Outro diferencial do Americano é sempre enfatizar o ensino na prática. Os(as) professores(as) são incentivados(as) a tirar os(as) estudantes da sala de aula e mostrar como o aprendizado dos livros funciona na vida real. A escola estimula a participação em intercâmbios, competições esportivas e de conhecimentos gerais e específicos, além de promover constantemente eventos onde os(as) alunos(as) são desafiados(as) a se envolver de forma direta com todos os conteúdos da matriz curricular.

Segundo a vice-diretora do Americano, professora Perpétua Maria da Silva, a escola tem compromisso com a formação integral de seus(suas) estudantes. “O ensino dos Colégios Metodistas está em consonância com o conteúdo do ENEM. O nosso propósito institucional é de preparação para vida e como o vestibular faz parte da vida nós trabalhamos para que nossos(as) alunos(as) tenham as competências e habilidades necessárias para disputar com força o ingresso no ensino superior”, comenta.