Americano participa da ação Escola Urgente para conscientização no trânsito
Fotos: Breno Dias
Neste feriadão, tire o pé do acelerador. Essa foi a mensagens que os alunos(as) do Colégio Metodista Americano passaram a motoristas e pedestres na manhã desta quarta-feira (19/09). A convite da Fundação Tiago Gonzaga, a instituição participou da ação Escola Urgente, que reuniu 30 escolas de Porto Alegre e 20 cidades gaúchas.
Cerca de 20 representantes do Americano, entre estudantes da 7ª série ao 2º ano e funcionários(as), realizaram uma blitz na esquina da avenida Protásio Alves com a rua Professor Duplan. Durante a atividade os(as) jovens distribuíram folders, exibiram faixas e destacaram que a maior causa de mortes entre 19 e 35 anos vem de acidentes no trânsito. Muitas vezes pensamos que não vai acontecer com a gente, mas pode acontecer com qualquer um. Temos que fazer alguma coisa para mostrar que isso não é brincadeira, alerta o aluno da turma 201, Juliano Souza.
A reação dos motoristas e pedestres à ação foi positiva. Para se certificarem de que estavam sendo ouvidos, ao final dos discursos os(as) estudantes pediam buzine e abrace essa causa e a resposta que recebiam vinha com aplausos e, claro, buzinas.
O projeto Escola Urgente integra a Semana Nacional do Transito, que acontece de 18 a 25 de setembro e este ano tem como tema o jovem e o trânsito. A ação reforça nosso trabalho a respeito da qualidade e da valorização de vida, que é a filosofia do colégio, comenta Ângela Luhring, coordenadora das séries finais do ensino médio do Americano.
Jornalista responsável: Vanessa Mello