Americano participa da Sessão Plenária do Estudante na Câmara de vereadores
Fotos: Câmara Municipal de Porto Alegre
Educação, esporte, cultura, meio ambiente, direitos humanos e saúde foram os temas discutidos na Câmara de Vereadores de Porto Alegre na última terça-feira (21/08). Detalhe: os trabalhos foram elaborados por 14 alunos(as) da 7ª e 8ª série do Colégio Metodista Americano. É que os(os) jovens participaram da Sessão Plenária do Estudante, onde criaram, defenderam, votaram e aprovaram projetos de lei.
Como em uma aula de cidadania e política, os(as) alunos(as) aprenderam sobre o funcionamento da Câmara e como se fazem as leis. Divididos(as) em duplas foram convidados(as) a criar projetos e apresentá-los na tribuna. A estudante Marina Giugliani Reta, 13 anos, sugeriu a implementação de espaços públicos para a prática de esportes nas comunidades carentes da cidade, com equipamentos e treinadores(as) qualificados. No segundo artigo ela ressaltou que para a utilização dos espaços é preciso que as crianças estejam estudando e com bom desempenho escolar. O esporte traz muitas oportunidades, mas dentro delas temos que fazer o essencial que é estudar, explica. O colega de projeto Leonardo Torres, 12 anos, gostou da experiência e garante que a partir de agora vai ficar de olho nas leis e nas necessidades da sociedade. É meu papel como cidadão participar na melhoria da cidade. Sempre que eu puder e precisar, vou sugerir projetos, planeja.
A professora de filosofia Daisi Soares, que acompanhou o grupo, destaca a importância de saber participar da vida política da cidade. O objetivo é despertar o desejo de contribuir para a sociedade e fazer com que os(as) nossos(as) alunos(as) sejam cidadãos(ãs) críticos(as) e atuantes, explica.
No dia em que visitaram a Câmara, a plenária estava cheia, com votação de uma pauta da área de saúde e pessoas com faixas reivindicando por seus direitos. A aluna da turma 72 Monyreh Ambrosini aplaude a idéia e conta que ficou emocionada ao assistir à sessão. Tive uma sensação de responsabilidade social. Vendo todas aquelas pessoas batalhando por um espaço me dei conta que a realidade é diferente da que estamos acostumados a presenciar. A gente passa a querer fazer parte desse todo, desse povo que luta pelos seus direitos, pelos direitos da sociedade, lembra.
Os outros projetos apresentados pelos(as) alunos(as) versavam sobre atendimento psicológico a vitimas de crimes graves em parceria com universidades, adoção de políticas de prevenção a gravidez na adolescência com diálogos sobre sexualidade, recolhimento e tratamento de lixo com exigência de separação de detritos domésticos para condomínios, além de limpeza de ruas, tratamento de esgoto e reflorestamento de parques. As escolas públicas estiveram no centro das atenções de algumas duplas com sugestões de melhorias na infraestrutura de escolas públicas, com atualização de bibliotecas e reforma de ambientes, e criação de oficinas de teatro e museus itinerantes para preservação da cultura brasileira.
O próximo passo é contar aos(às) colegas, durante as aulas de história, o que aprenderam. Marina já deixa claro que se preocupa em ajudar no crescimento da cidade em que vive e espera que vindo de crianças e adolescentes os pedidos por melhorias sejam atendidos.
Jornalista responsável: Vanessa Mello