Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Americano promove 3ª edição do intercâmbio lingüístico e cultural

Americano promove 3ª edição do intercâmbio lingüístico e cultural

por Colégio Metodista Americano — publicado 11/09/2008 06h52, última modificação 17/06/2020 15h24
Colégio recebe 26 estudantes de Salto, no Uruguai, entre os dias 16 e 18 de setembro <br>

O Colégio Metodista Americano promove a primeira etapa do 3º Intercâmbio Lingüístico e Cultural entre os dias 16 e 18 de setembro. A Escuela y Liceo Crandon, de Salto no Uruguai, visita Porto Alegre com 26 alunos(as) do Ensino Médio. Os(As) visitantes vão participar de aulas no Americano e ficam hospedados na casa de estudantes do colégio que fazem a disciplina de espanhol. A chegada está marcada para as 7h de terça-feira (16/09) no refeitório.

Segundo a coordenadora pedagógica, professora Ângela Luhring, a maneira mais significativa de aprender uma nova língua é através da vivência do idioma. “Promover a troca de culturas é fundamental no desenvolvimento integral do(a) estudante, pois favorece o crescimento como ser humano”, completa.

O processo de escolha para hospedagem foi aberto. Os(As) alunos(as) do Americano adicionaram os(as) estudantes uruguaios(as) em sites de relacionamento e a seleção ocorreu por afinidade. A estudante do 1º ano do Americano, Alessandra Prates, 15 anos,vai receber a jovem Ana Píer, 14 anos. Elas conversam por MSN há alguns meses e o gosto musical foi decisivo, ambas são fãs da banda Paramore. Alessandra conta que está ansiosa com a troca cultural que o intercambio proporciona. “Espero aprender mais sobre o espanhol e fazer a Ana se sentir em casa enquanto conhece nosso idioma e o cotidiano da família brasileira”, comenta.

Na segunda fase do projeto é a vez dos(as) estudantes do Americano irem para o Uruguai. A estadia será na casa dos mesmos jovens que foram acolhidos em Porto Alegre e ocorre entre os dias 2 e 7 de novembro.

O Americano tem atualmente outro caso de intercâmbio. A estudante do 2º ano Eliza Carreti (16) veio da Itália e ficará até o fim do semestre. Segundo a professora Ângela, a escolha da italiana pela escola se deve ao conteúdo e à filosofia da instituição.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Alexandre Paz