Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Americano realiza Palestra do Projeto FICAR

Americano realiza Palestra do Projeto FICAR

por Colégio Metodista Americano — publicado 25/11/2010 11h22, última modificação 17/06/2020 15h27
Evento que fala sobre a realidade das festas e o perigo a qual jovens estão submetidos(as), acontece no dia 02 de novembro

O Colégio Metodista Americano traz para os(as) alunos(as) da 8ª série do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio o Projeto Palestras para Jovens do FICAR – Instituto Igor Carneiro. O evento acontece no dia 02 de novembro, às 11h, no Auditório Elizabeth Lee.

A Presidente do FICAR, Maria Isabel Fonseca dos Santos, fará a abertura da palestra e vai relatar sua experiência de perder um filho na balada. Após, o coordenador geral do FICAR, Marco Daudt, fala sobre o projeto, a realidade das festas hoje em dia, os perigos, e, de como exercer a liberdade com responsabilidade por parte dos(as) jovens. Também apresenta um power point institucional com imagens que ilustram esse assunto.

A criação do FICAR foi motivada pela morte trágica do estudante Igor Santos Carneiro, de 18 anos, vítima de uma bala perdida em uma festa com bebida liberada, invadida por uma gangue armada, no dia 19 de outubro de 2008, em Porto Alegre. A comoção causada motivou a adesão de centenas de pessoas ao movimento.

O Instituto FICAR se propõe a conscientizar a sociedade para que os(as) jovens tenham mais segurança quando saem para se divertir, focando suas ações aos principais envolvidos(as) nestas atividades: Jovens e seus(suas) responsáveis; Poder Público - Polícia, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, e todos os órgãos de proteção e fiscalização; e empresas privadas envolvidas na organização e segurança de festas públicas.

“O objetivo, entre outros, além de alertar para todos estes problemas atuais, de festas piratas, mal organizadas e sem segurança, é para também os(as) jovens se darem conta de que em breve eles(as) é que serão os administradores(as) da sociedade, ocupando os mais diversos cargos”, explica o coordenador.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Bruna Carpenedo