Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Americano recebe Chama Crioula em comemoração a Semana Farroupilha

Americano recebe Chama Crioula em comemoração a Semana Farroupilha

por Colégio Metodista Americano — publicado 14/09/2007 16h32, última modificação 17/06/2020 15h22
Tradicionalistas montados a cavalo passam pelo colégio na próxima terça-feira (18/09)

Na próxima terça-feira (18/09) o Colégio Metodista Americano recebe uma visita especial. Os Cavaleiros do DTG Mescla de Guapos da Sogipa chegam, às 10h30, com a Chama Crioula no pátio da escola, em frente ao bar (Rua Dr. Lauro de Oliveira, 71).

Na cerimônia de recepção, a chama será passada ao colégio e ficará acesa durante a Semana Farroupilha em frente à Pastoral Escolar. Os(As) alunos(as) cantam os hino nacional, riograndense e do Americano, e um representante estudantil declama poesias.

No final da tarde da terça-feira, os Cavaleiros seguem para o Centro Universitário Metodista IPA. A chegada está prevista entre 18h e 18h30, quando a Chama Crioula também acesa.
As homenagens do Americano às tradições gaúchas não param por aí. No dia 19 de setembro as crianças da educação infantil até a 5ª realizam um baile com danças gauchescas em dois horários, às 10h30 e às 14h30. Um típico carreteiro será servido aos(as) alunos(as) em sala de aula, às 9h45 e às 15h30.

Ainda como atividade da Semana Farroupilha, as turmas da educação infantil até a 4ª série participam de rodas de chimarrão durante as aulas, entre os dias 17 e 21 de setembro. Alunos(as) e funcionários(as) estão convidados(as) a se pilcharem para as comemorações.

A cada ano, a chama crioula é acesa em uma cidade do Rio Grande do Sul e segue para os demais municípios. Em 2007 a chama saiu de São Nicolau, na fronteira com a Argentina, no dia 18 de agosto. Desde então, as centelhas foram distribuídas em diversas cidades do Estado, como Uruguaiana, São Luis Gonzaga, São Miguel das Missões e Santo Ângelo.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Caroline Alves