Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Americano recebe dois prêmios no 5º Salão UFRGS Jovem

Americano recebe dois prêmios no 5º Salão UFRGS Jovem

por Colégio Metodista Americano — publicado 22/10/2010 16h45, última modificação 17/06/2020 15h27
Projetos “Conhecendo Diferentes Compositores, Instrumentos, Sons e Histórias através da Música” e “Fogão Solar” receberam medalha de destaque
Pelo segundo ano consecutivo o Colégio Metodista Americano faz sucesso no Salão UFRGS Jovem. Durante a 5º edição do evento os trabalho produzidos na escola chamaram a atenção dos(as) avaliadores(as) e da platéia que conferiu a mostra realizada desde segunda-feira (18/10) no Campus da Reitoria da Universidade Federal. Os projetos “Conhecendo Diferentes Compositores, Instrumentos, Sons e Histórias através da Música”, inscrito pela aluna da Educação Infantil, Manuela Crespo, e o “Fogão Solar”, de Pedro de Lima, receberam a medalha de destaque, o maior prêmio do evento. A cerimônia de premiação, que contou com a presença de mais de 400 pessoas, aconteceu nesta sexta-feira (22/10), no Salão de Atos da UFRGS.

O projeto “Conhecendo Diferentes Compositores, Instrumentos, Sons e Histórias através da Música”, é uma atividade na qual é escolhido um compositor e as crianças esmiúçam as músicas dele a ponto de identificar os tons agudos, graves e interpretarem o que eles querem dizer. O “Fogão Solar” é uma invenção portátil. Ele pode ser levado a acampamentos e não necessita de botijões de gás. Por meio de direcionamento dos raios solares ele pode, dependendo das condições, manter uma temperatura suficiente para assar um churrasco.

Pais, amigos(as), professores(as) e os(as) próprios(as) alunos(as) estavam presentes no momento da premiação. A Universidade concedeu 48 medalhas de destaque e 55 diplomas de menções honrosas. Ao todo foram inscritos 372 trabalhos de 41 escolas de todo o estado. No total mais de 3.720 estudantes se envolveram na atividade. Os organizadores do evento adiantaram que em 2011 a UFRGS vai lançar um livro sobre tudo que de melhor aconteceu nos cinco anos do evento.

O professor José Ramiro Maciel, orientador do projeto “Fogão Solar”, disse que o mais importante da premiação é a repercussão que a vitória levará para a escola. “Tivemos uma surpresa positiva. Logo no primeiro trabalho que a educação infantil inscreveu nós já ganhamos a medalha de destaque. Esse tipo de sucesso possibilita a disseminação da idéia de que a pesquisa é importante a partir das primeiras séries”, comentou.

Americano em primeiro lugar na pesquisa
Na última quarta-feira (20/10) a UFRGS realizou o “Painel da Iniciação Científica na Educação Básica”. A Universidade Federal pesquisou o mercado para reunir no evento os cinco maiores nomes da iniciação científica no Sul do país. Entre os selecionados estavam dois docentes da UFRGS, um de Santa Catarina, um de um colégio particular de Porto Alegre e o professor José Ramiro Maciel, do Colégio Metodista Americano.

O objetivo do evento era reunir pesquisadores que façam trabalhos consistentes para o desenvolvimento da iniciação científica nas escolas da educação básica para compartilharem pontos de vista e refletirem sobre o novo papel do docente como orientador de projetos de investigação para jovens e crianças.

Mais uma vez o Americano se destaca pela educação de qualidade.

Colaboração: Alexandre Paz