Americano recebe equipe infantil de futsal da Austrália
O Colégio Metodista Americano recebeu esta semana o Vikings Futsal da Austrália para uma partida amistosa com o time formado pelos alunos da escola. O jogo foi realizado na terça-feira (21/07), no ginásio do colégio, e terminou 5 a 3 para a equipe do Americano, orientada pelo professor Luciano Fernandes, o Pipa.
A delegação australiana, formada por 11 atletas de 12 a 14 anos, 2 treinadores e 2 acompanhantes, chegou ao Brasil no dia 10 de julho. O Vikings esteve por oito dias em Veranópolis treinando e realizando amistosos com equipes da região. O objetivo do intercâmbio é a busca de trocar experiências e adquirir aprimoramento técnico e tático.
O professor de Educação Física, Daniel Brauner, responsável pela turnê dos australianos em Porto Alegre, procurou o Americano em função dele conhecer a tradição da escola no esporte. Os australianos têm interesse em aprender o futsal com os brasileiros, já que naquele país, esse esporte tem pouca expressão, afirma.
Segundo o australiano Gary Ninnes, treinador do Vikings, esta é uma experiência diferenciada. O Brasil é a terra do futebol. O futsal está crescendo bastante na Austrália e esta é a oportunidade que temos em trocarmos experiências no esporte e conhecermos a cultura do país, frisa.
Além de conhecermos uma cultura esportiva diferente, temos a oportunidade de avaliar nossa equipe em alto nível na modalidade de futsal e, quem sabe, um dia não poder retribuir está visita no país visitante, salienta o professor Pipa.
Jornalista responsável e fotos: Gerson Brisolara