Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Americano serve de sede para a realização do VII Fórum Estadual do Ensino Religioso

por Colégio Metodista Americano — publicado 23/06/2015 12h46, última modificação 17/06/2020 15h31
Evento foi sediado na instituição durante a manhã e a tarde de sexta-feira (23/06)

Com a temática “O Ensino Religioso e as Diretrizes Curriculares da Educação Básica”, o VII Fórum Estadual do Ensino Religioso aconteceu na última sexta-feira, dia 19 de junho, no Auditório do Colégio Metodista Americano. O evento foi uma parceria do Conselho de Ensino Religioso do Estado do rio Grande do Sul (CONER/RS), com a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS), da Associação de Professores de Ensino Religioso do Rio Grande do Sul (APER/RS), Denominações Religiosas e a Rede Metodista de Educação.

O fórum foi realizado visando propiciar uma formação continuada aos professores de Ensino Religioso das redes públicas e privadas de ensino, assim como promover um debate com os órgãos dos sistemas de ensino sobre questões da formação continuada de professores na Educação Básica e, ainda, refletir a respeito do Ensino religioso no currículo das escolas de educação básica.

A solenidade de abertura contou com algumas ilustres presenças, entre elas estavam o Secretário de Educação do Estado, Vieira da Cunha, a Secretária Adjunta da Educação, Maria da Graça Gomes Paiva ,  o presidente do CONER-RS, Lair Ferreira Vilagran, o Professor da PUC/PR e membro do CONER/SC, Sérgio Junqueira, uma conselheira do Conselho Estadual de Educação, a Diretora do Colégio Metodista Americano, Marilice Trentini de Oliveira e o Bispo da 2ª Região da Igreja Metodista, Luiz Vergílio Batista da Rosa.

Após a abertura, o evento foi dividido em três palestras. A primeira iniciou às 9h e teve o tema “Ensino Religioso – da Catequese às Ciências da Religião, reflexões sobre a formação docente e a prática pedagógica”, foi realizada pelo Professor Doutor Sergio Rogério Azevedo. No turno da tarde foram dois painéis, a primeira com início às 13h30, com o tema “O Ensino Religioso e as Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Luzes e sombras na Região Sul”, foi promovida pela SEDUC/RS, SEED/SC, SEED/PR e ASSINTEC/PR, e o segundo painel teve o tema “Propostas e Indicativos para a oferta do Ensino Religioso nos Sistemas de Ensino”, realizado pela CONER/RS e APER/RS.

O Fórum contou com cerca de 180 participantes, entre esses, professores de Ensino Religioso das escolas públicas e privadas, professores da Educação Infantil e Anos Iniciais, algumas equipes Diretivas de Escolas, equipes de Órgãos Executivos e Normativos, representantes de denominações religiosas, filiadas ou não ao CONER e muitos profissionais da educação. Ao final, todos receberam certificação de 8 horas de curso fornecidos pelo IPA.