Atletas do Americano quebram cinco recordes no Torneio Sul-brasileiro de Natação
O final de semana foi dourado para as alunas do Colégio Metodista Americano, Lauren Goulart e Eliandra Silva. Aos 13 anos, as atletas conquistaram cinco ouros e quebraram os recordes das modalidades disputadas no 17º Torneio Sul-brasileiro de Natação Infanto-juvenil. O campeonato reuniu 444 atletas de 37 clubes na sede Moinhos de Vento do Grêmio Náutico União (GNU), entre os dias 04 e 06 de julho.
As vitórias e quebras de recordes individuais de Lauren vieram nos 400 metros livres com o tempo de 04min39s90, nos 200 metros livres com a marca de 02min13s25 e nos 50 metros livres, onde levou apenas 27s82 para cruzar a piscina. Eliandra venceu nos 100 metros borboleta e bateu a antiga marca da prova com 01min08s61. Em equipe com outras duas nadadoras, elas venceram o revezamento 4x50 metros livres e novamente quebraram o recorde com 01min53s26.
As atletas eram consideradas favoritas na competição pelo retrospecto que apresentam. Elas vinham embaladas após ótimos resultados no 25º Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno Troféu Rubem Dinard de Araújo, no Rio de Janeiro, no final de junho. Individualmente, Lauren garantiu medalhas de ouro nos 50 e 100 metros livres e Eliandra, nos 100 metros borboleta. As jovens formaram equipe com mais duas atletas e quebraram os recordes nacionais nos revezamentos 4x50 e 4x100 livres.
Em 2008, as nadadoras já viajaram para Istambul, na Turquia, onde participaram do Campeonato Mundial Multinations. Elas foram as únicas gaúchas na competição e Lauren Goulart trouxe uma medalha de prata nos 100 metros livres. Devido aos seguidos sucessos, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) concedeu às estudantes a pré-convocação para a olimpíada de 2012, uma espécie de honra ao mérito para atletas que demonstram ser futuros potenciais do esporte.
Para alcançar tantas vitórias as garotas têm treinamentos intensivos. De segunda a sábado são aproximadamente 70 quilômetros de braçadas. Essa preparação agora será voltada para o Campeonato Estadual de Inverno, que acontece em 18 e 19 de julho, em local ainda a ser definido pela Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos (FGDA).
Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Alexandre Paz