Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Campeonato de esporte náutico tem aluno do Americano representando o Brasil

Campeonato de esporte náutico tem aluno do Americano representando o Brasil

por Colégio Metodista Americano — publicado 14/05/2009 03h38, última modificação 17/06/2020 15h20
Thiago Ribas Splettstosser, da turma 61, concilia estudo e treinos para competir com atletas de 25 países <br>

Foto: reprodução/VDS

De 30 de junho a 8 de julho acontece, no Caribe (República Dominicana), o Campeonato Norte Americano de Optimist l, espécie de esporte náutico que para a categoria de velas corresponde ao kart para pilotos de F1. Entre os(as) 25 melhores velejadores(as) brasileiros(as) que conquistaram uma vaga para a competição está o aluno da 6ª série do Ensino Fundamental do Colégio Metodista Americano, Thiago Ribas Splettstosser.

Thiago, 11 anos, atleta do clube Veleiros do Sul, já coleciona títulos no Optimist: é vice-campeão brasileiro da categoria estreante de 2008, em Santa Catarina, campeão em torneio realizado na Patagônia, Argentina, e é o atual campeão sul brasileiro na categoria veterano-mirim, também em Santa Catarina.

Para chegar ao campeonato norte americano, Thiago participou de uma emocionante disputa entre os(as) 160 melhores velejadores(as) de todo Brasil, no campeonato nacional da classe, que começou em janeiro e terminou em maio, totalizando 25 regatas.
As duas etapas classificatórias aconteceram em Niterói, RJ, com ventos rondados e de intensidade variada, numa raia muito técnica e de grande dificuldade e complexidade. Thiago classificou-se em quarto lugar na categoria veterano infantil.

A classe Optimist é o ponto inicial para quem começa na vela, mas nem por isso exige menos esforço do(a) atleta e a dedicação deve ser constante. Thiago, por exemplo, treina quatro vezes por semana há pelo menos quatro anos, com o técnico Jonathan Câmara, ex-aluno(a) do Colégio Americano.

Essa modalidade esportiva surgiu na década der 1940, nos Estados Unidos, chegando ao Brasil em meados de 1970. Hoje são mais de 150 mil pequenos(as) velejadores(as) em 110 países. A maioria dos atletas tem de 13 a 15 anos e é desta classe que despontam as promessas do esporte. Estima-se que mais de 95% dos(as) atletas(as) olímpicos(as) da vela iniciaram no Optimist.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Luís Bustamante