Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Christian David, autor da obra “O filho do açougueiro e outros contos de terror e de fantasia”, conversou com alunos do 7º ano

por Colégio Metodista Americano — publicado 23/07/2015 06h09, última modificação 17/06/2020 15h32
Atividade ocorreu durante a 31ª edição da Feira do Livro.

Durante as atividades da 31ª Feira do Livro, o autor e escritor da obra “O filho do açougueiro e outros contos de terror e de fantasia”, Christian David, foi convidado para comentar sobre seu livro e sobre a carreira de um escritor aos sétimos anos do Ensino Fundamental no Auditório Elizabeth Lee do Colégio Americano. Com boa presença de alunos presentes na atividade, o autor contou sobre como realiza o processo de escrita e de inspiração dos contos que estão em seu livro.

Christian tem formação na área de Ciências Biológicas, mas é autor de mais de seis livros publicados, recebendo destaque em seleções para o Catálogo de Bolonha e para o FUMPROARTE, em 2009 e 2006, respectivamente, e prêmios como o “Prêmio Ages Livro do Ano - Categoria Infantil”, em 2014. Sua formação e a área em que trabalha causou curiosidade aos alunos e, atencioso, o autor contou como iniciou sua preparação para a carreira de escritor: “Comecei com os gibis da Mônica, depois passei para os super-heróis e depois ficção cientifica e tudo isso me formou como escritor, mesmo que eu não soubesse que estava sendo formado”.

Atencioso durante toda a palestra, o autor recebeu dicas sobre histórias e respondeu as mais diversas perguntas que, curiosos, os jovens presentes no bate-papo, faziam, referentes aos personagens dos contos, sobre as histórias e sobre a carreira do autor. Ao final da apresentação, o autor explicou para os estudantes que tenham interesse em ingressar na carreira de escritor, que “as coisas vão acontecendo devagarzinho. A minha dica é: Ler! Leiam bastante. Ninguém passa a vida inteira sem ler direito e de um dia para o outro resolve ser escritor, tu precisa ter te preparado, talvez 10, 15 anos da tua vida”.

A 31ª edição da Feria do Livro encerrou suas atividades na última quinta-feira, 16 de julho.

O Filho do Açougueiro e outros contos de terror e de fantasia

A literatura especulativa, termo associado à ficção científica e à fantasia, explora a existência de "outros mundos" além do mundo real, que é esse em que vivemos, o único que, de fato, conhecemos. O que se observa, no entanto, nessa coletânea de Christian David, é que, embora os cenários sejam por vezes fantasiosos, ou as personagens sejam seres estranhos, seres com superpoderes ou, ainda, criaturas bizarras, as dores reveladas nos contos não são diferentes daquelas que abalam os seres comuns. O medo, a insegurança, o desejo de poder, de felicidade e outros sentimentos inerentes à condição humana estão presentes em cada uma das narrativas, não importando se o personagem tem asas ou se possui várias cabeças. Talvez porque não sabemos, ainda, como é não ser humano, e somente conseguimos nos expressar a partir dessa condição. Nem a maior das fantasias deixa, portanto, de ser espelho, ainda que um pouco desfocado, daquilo que somos, ou daquilo que não queremos ser. Quem sabe espelho do que buscamos ser. Ao leitor fica o convite para que penetre no universo paralelo de Christian David para se desprender do real e para entendê-lo mais e melhor.