Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Cidadania é tema do 19º Congresso Infantil no Americano

Cidadania é tema do 19º Congresso Infantil no Americano

por Colégio Metodista Americano — publicado 28/06/2010 12h25, última modificação 17/06/2020 15h27
Cerca de 500 crianças discutem propostas para a paz nos dias 30 de junho e 1º de julho

Teatro, oficinas e muita conversa: é assim que 500 crianças viverão o tema “Semeando a cidadania para construir a paz”, no 19º Congresso Infantil do Colégio Metodista Americano. O evento, que acontece nos dias 30 de junho (quarta-feira) e 1º de julho (quinta-feira), reunirá estudantes de Porto Alegre e Uruguaiana.

O Congresso Infantil acontece há 19 anos no Americano (Rua Dr. Lauro de Oliveira, 71) e cada ano aborda um assunto de relevância social, como o trabalho infantil, os direitos humanos, a inclusão, entre outros. Em 2008, o projeto recebeu o 2º lugar no Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, oferecido pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, em parceria com o Ministério da Educação e a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

Neste ano, o tema do encontro é “Semeando a cidadania para colher a paz” e as atividades vão de teatro à tradicional passeata pela paz. No primeiro dia (30/06), haverá apresentação dos(das) estudantes de 1ª a 4ª série do Americano e serão oferecidas oficinas de Contação de Histórias, Artes Plásticas, Teatro, Informática, Música, Inglês, Dança, Capoeira, Expressão Corporal, Nutrição e Literatura. Na quinta-feira (01/07), as crianças realizam a passeata pela paz, saindo do colégio em direção à Igreja Metodista Wesley. A caminhada conta com, cerca de 90 alunos(as) na edição da manhã, às 9h, e 350 estudantes da Educação Infantil e Séries Iniciais na parte da tarde, às 14h.

Para Débora Heineck, supervisora da Educação Infantil e Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental, o Congresso Infantil é um espaço de reflexão sobre a participação na sociedade e os valores morais dentro da escola. “O evento quer desenvolver, desde criança, uma consciência a respeito dos problemas sociais e uma responsabilidade cidadã”, destaca.

Confira a programação:
30/06 quarta-feira
8h15min / 14h  - ABERTURA
Local: Auditório Elizabeth Lee – Colégio Americano
- Palavra da Pastoral Escolar
- Palavra da Direção
- Apresentação teatral dos alunos do Colégio Americano
- Canções do Congresso Infantil
9h30min/ 15h15min –  LANCHE
Local: Salas de aula dos prédios A e F, Refeitório
10h30min às 12h e 16h às 17h30min – OFICINAS
Locais: Salas de aula, laboratórios, bibliotecas dos Prédios A e F, Ginásio de Esportes, sala de música, auditórios