Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Colégio Americano celebra Semana Farroupilha

Colégio Americano celebra Semana Farroupilha

por Colégio Metodista Americano — publicado 15/09/2009 13h49, última modificação 17/06/2020 15h20
Conversas, trabalhos e degustação de alimentos típicos gaúchos vão marcar a Festa Farroupilha no dia 21/09

Alunos(as) da Educação Infantil das Séries Iniciais do Colégio Metodista Americano farão uma festa em comemoração à Semana Farroupilha. O evento será realizado na segunda-feira (21/09), das 8h às 14h, no Ginásio João Prado Flores (Rua Dr. Lauro de Oliveira, 71), e é aberto aos(às) pequenos(as) da escola e familiares.

Atividades como dança, conversas, trabalhos e degustação de lanches típicos da cultura gaúcha envolverão alunos(as) de 2 a 9 anos de idade. Danças tradicionais entre as quais caranguejo e pezinho irão acontecer às 10h e às 14h, no ginásio do colégio. As conversas e os trabalhos serão desenvolvidos em sala de aula. Já a degustação será coletiva e deve acontecer no ambiente recreativo do Americano.

O resgate da tradição e dos costumes do povo gaúcho é um exercício realizado todos os anos no Rio Grande do Sul e exige dedicação dos(as) alunos(as). “Os trabalhos envolvem muito as crianças, porque passam a conhecer a fundo a história na qual estão inseridas, pois fazem parte dela e do local onde vivem”, destaca a coordenadora da Educação Infantil à 4ª Série, Ilza Ceccon.

Os(As) pequenos(as) da 4ª série do Ensino Fundamental, por exemplo, têm em seu currículo escolar o estudo do Rio Grande do Sul durante o ano todo e serão os(as) principais personagens no comando da Festa Farroupilha. Já os(as) alunos(as) da Educação Infantil, de 2 a 6 anos, estarão a cargo do churrasco (espetinhos).

“O importante é que os alunos conheçam sua própria história e que eles cultivem as tradições, apesar de viverem na cidade grande”, afirma a supervisora pedagógica do Americano, Débora Heineck.

Jornalista responsável: Gerson Brisolara
Colaboração: Gustavo Nunes