Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Colégio Americano comemora Dia do Índio com Semana das Nações Indígenas

Colégio Americano comemora Dia do Índio com Semana das Nações Indígenas

por Colégio Metodista Americano — publicado 18/04/2011 11h06, última modificação 17/06/2020 15h26
Alunos(as) da Educação Infantil até o 4º ano do Fundamental participam de atividades para celebrar a data

Em 1940, no México, foi realizado o 1º Congresso Indigenista Interamericano, que contava com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América e vários líderes indígenas do continente. Foi no Congresso que os princípios e metas a serem transformados em políticas indigenistas foram formulados pelos países do continente americano.

A partir daí, 19 de abril foi adotado como Dia do Índio, data em que os delegados indígenas se reuniram pela primeira vez em assembléia no Congresso Indigenista. A recomendação de institucionalização do Dia do Índio tinha como objetivo geral conceder aos governos americanos normas necessárias à orientação de suas políticas indigenistas. Foi só em 1944 que o Brasil celebrou a data com solenidades, atividades educacionais e divulgação das culturas indígenas.

Os(As) estudantes da Educação Infantil até o 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Metodista Americano participam da Semana das Nações Indígenas, com atividades como contação de lendas indígenas, culinária, exposição de artesanato e objetos das culturas indígenas, fotos e uma palestra com audiovisual ministrada por Diego Duarte Eltz, formado em Ciências Sociais e mestrando da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Antropologia.

Os(As) alunos(as) do 3º ano do Ensino Fundamental também desenvolvem durante o ano letivo o “Projeto Etnias”, um estudo sobre os Guaranis, primeiros habitantes de Porto Alegre, e a herança indígena deixada por eles. O foco do projeto é a formação étnica do povo porto-alegrense.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Paula Barcellos