Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Colégio Americano desenvolve Projeto Formação de Identidade no IPA

Colégio Americano desenvolve Projeto Formação de Identidade no IPA

por Colégio Metodista Americano — publicado 15/04/2010 13h40, última modificação 17/06/2020 15h26
Grupo de Imersão do 3° ano participa da primeira atividade de 2010 nessa sexta-feira (16/04)

A turma 301 do 3º ano do ensino médio do Colégio Metodista Americano vai participar nessa sexta-feira (16/04) da primeira atividade do Grupo de Imersão, do Projeto Formação de Identidade. A atividade acontece das 7h30 às 12h15, no Centro Universitário Metodista, do IPA ( Rua Joaquim Pedro Salgado, 80).

Após confirmar a presença em sala de aula, a turma será conduzida até o IPA ( Rua Joaquim Pedro Salgado, 83) para a dinâmica do projeto. professoras do curso de Psicologia do IPA, juntamente com a orientadora educacional Áurea Vieira e docentes orientarão os(as) alunos(as) para atividades com conversas e divulgação de informações a partir das vivências que cada um tem sobre as profissões.

Algumas das atividades propostas pelo projeto, além de entrevistas individuais, é a construção da árvore genealógica das profissões da família. “Ao construir a árvore, o(a) aluno(a) vai ter a possibilidade de se identificar com uma das profissões ou não, é possível que ele tenha alguma dúvida e ao verbaliza-la será orientado(a)”, acrescenta a orientadora.

O Projeto Identidade tem sido desenvolvido na instituição ao longo de muitos anos e tem como objetivo a orientação vocacional aos(às) estudantes que começa no 1º ano do Ensino Médio, porém com enfoque diferenciado para cada ano. O método utilizado para orientação vocacional é o método clínico de Rodolfo Bohoslavski. Uma das técnicas utilizada pelas psicólogas da escola é a que se vale de atividades de vivências que estimulam o(a) aluno(a) a ter contato ativo com a informação sobre as profissões de uma forma descontraída.

“As atividades abrem espaço para a verbalização dos desejos, dúvidas, inseguranças, e medos que os(a) jovens trazem em função da escolha que terão de fazer com relação ao futuro profissional”, afirma Áurea Vieira, orientadora educacional do Americano.

Além desse encontro, acontecerão outros no decorrer do ano letivo, ainda sem data prevista.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Cláudia Sobieski