Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Colégio Americano é premiado no 4º Salão UFRGS Jovem

Colégio Americano é premiado no 4º Salão UFRGS Jovem

por Colégio Metodista Americano — publicado 28/10/2009 19h23, última modificação 17/06/2020 15h20
Escola inscreveu três trabalhos, que se sagraram vencedores. Instituição também foi representada pela aluna Marcela Nunes, que fez apresentação musical no final do evento

O 4º Salão UFRGS Jovem é um evento para premiar iniciantes na arte da pesquisa. A prova disso foi a reação das crianças que lotaram o Salão de Atos 2 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ao tradicional cumprimento de boa tarde do pró-reitor de pesquisa da instituição, João Edgar Schmidt. Alheios a protocolos, em coro, todos(as) os(as) jovens presentes responderam a saudação, arrancando suspiros e sorrisos dos(as) adultos(as) da platéia. Mas, se pareciam inexperientes e tímidos(as), ao subirem no palco para receberem suas medalhas e certificados, suas teses e projetos demonstravam maturidade e sabedoria. E, em um encontro que reúne meninos(as) com grande interesse científico, o Colégio Metodista Americano recebeu destaque. A escola inscreveu três trabalhos e todos foram premiados.

A cerimônia de premiação aconteceu na tarde desta sexta-feira (23/10). O evento reuniu escolas de Porto Alegre, Região Metropolitana e uma representante de Santa Catarina. No total, foram inscritos 285 trabalhos, 60% a mais que em 2008, dos quais 35 receberam destaques e 32 menções honrosas.

O Americano recebeu destaque com o projeto “Coletor Solar”, inscrito pela aluna do 2º ano do ensino médio, Gabriela Sanhudo, e orientado pelo professor José Ramiro. Os trabalhos “Entre a revolução e a alienação: um estudo de cultura política na escola”, inscrito por Guilherme Azzi, do 3º ano, e dirigido pelo professor Thiago Ingrassia, e “Iniciação à Robótica”, de Antônio Pretto, da 7ª série, e também guiado por Ramiro, receberam menção honrosa.

Ao final da premiação da mostra, a estudante Gabriela entregou ao professor Ramiro a medalha recebido. “É um agradecimento pela dedicação e pelos objetivos educacionais, sociais e econômicos que ele se empenha em nos transmitir para atingirmos e salvarmos o mundo”, comenta a jovem.

Ramiro, emocionado, disse que os prêmios são o reconhecimento do trabalho que é feito na escola. “Mais de 60 escolas nos procuraram para saber como funciona o projeto de robótica. Nossos estandes eram muito procurados por estudantes que se divertiam e aprendiam com nossas peças”, conta.

Participaram do projeto de robótica os(as) alunos(as) Júnior Duque César Filho, Marina Soares Nogara, Lucca Falleiro Colombo, Vinícius Bondarenco Beulk, Geovane Nunes, Rogério Pedroso de Pedroso Júnior, Janina Patrício Simons, Bernardo Desersards, Bruno Dal Molin, Lorenzo Kupstaitis, Antonio Pretto Saldanha.

O trabalho que recebeu destaque é inteiramente produzido no Colégio Americano. O professor explica que a ação começou com o estudo de energias alternativas, passou para a fase da construção da “casa inteligente”, projeto de onde foi tirado e ampliado o coletor solar. A idéia agora é que, em 2010, a peça seja materializada em larga escala para poder ajudar comunidades carentes a economizar energia.

Participaram do trabalho de Iniciação Científica os(as) estudantes Lucas Orsatto, Victória Godolfim, Gabriela Rodrigues, Júlia da Fontoura e Felipe Pacheco.

O terceiro projeto vencedor foi dirigido por Thiago Ingrassia. O docente coordena um grupo de seis estudantes e com eles(as) aplica uma pesquisa para obter indicadores quanto a cultura política dos(as) jovens.

Os(as) envolvidos(as) na pesquisa da Sociologia foram Bruno Furer Ramgrab, Fernando Barbosa, Frederico Abbott, Guilherme Azzi e Alexandre Vissoky.

O Americano também marcou presença na cerimônia de encerramento com a estudante Marcela Nunes. A jovem faz parte do grupo Prelúdio, que fez um show de 20 minutos para a platéia. A garota tocou violino e fez uma apresentação de música solo que agradou e arrancou aplausos da platéia.

Bem representada, a instituição açambarcou prêmios com todos os estudos inscritos. E, agora, que venha 2010.

Jornalista responsável: Gerson Brisolara
Colaboração e fotos: Alexandre Paz