Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Colégio Americano é premiado no 5º Simpósio de Educação Física em Cardiologia, em Gramado

por Colégio Metodista Americano — publicado 12/06/2009 14h48, última modificação 17/06/2020 15h25
Trabalho desenvolvido pela professora Susane Oliveira visa a prevenção da obesidade e melhoria na qualidade de vida dos(as) estudantes

O 5º Simpósio de Educação Física em Cardiologia premiou o trabalho desenvolvido pela professora de Educação Física do Colégio Metodista Americano, Susane Oliveira, a Suzzy, intitulado Obesidade e fatores de risco cardiovascular em escolares adolescentes: o caso de uma escola privada em Porto Alegre. A pesquisa recebeu o 1º lugar na qualidade de pôster.

No evento, realizado nos dias 5 e 6 de junho, em Gramado, o Americano foi o único colégio a ser representado. Pelo trabalho que vem desenvolvendo quanto à educação para o futuro, com uma visão multi e interdisciplinar, voltado aos(às) jovens da 5ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, foi muito bem visto pela comunidade científica.

“Falar em saúde, principalmente na cardiovascular, envolve prevenção e melhorias na qualidade de vida. A mudança nos hábitos dos alunos só se faz através da educação e o Americano está fazendo sua parte”, afirma Suzzy.

Muitos são os fatores de risco, como o perímetro da cintura e o índice de massa corporal elevados, assim como o sedentarismo e a hipertensão. A bateria de testes consiste na avaliação do desenvolvimento motor e aptidão física e saúde.

As variáveis analisadas são:

- Envergadura (cm) - Medida de braço a braço.
- Massa (kg).
- Estatura (cm).
- IMC (Índice de Massa Corporal).
- Bioimpedância (quando necessário, mas só para estudantes com índice de massa corporal elevado e que tenham interesse na realização) A bioimpedância consiste em um aparelho, onde se coloca o nome, idade, sexo e nível de atividade física realizado, o(a) aluno(a) fica imóvel com eletrodos na mão e no pé e o aparelho faz uma leitura do corpo. Para tanto, há um preparativo: meninas não podem estar em período menstrual e têm de estar com a bexiga vazia, assim como 4 horas em jejum, pois pode dar alteração nos resultados dos testes.
- Perímetro da cintura.
- Perímetro do quadril.
- Teste de força explosiva de membros inferiores e superiores (braços e pernas).
- Teste de agilidade, flexibilidade, força e resistência abdominal.
- Velocidade (20m)
- Pressão arterial
- Resistência cardio-respiratória (teste 9min – corrida em maior percurso).

Para comparar os efeitos dos trabalhos, os testes são realizados duas vezes por ano, sendo a primeira bateria de testes em abril, e a outra, no final de novembro. Os(As) alunos(as) também podem traçar objetivos, como perda de peso, ganho de massa muscular, entre outras alternativas.

“Educação Física não é atividade esportiva. Envolve cuidados com a saúde e, nessa educação, não se pode estar formando pseudo-atletas”, afirma a professora.

Jornalista responsável: Gerson Brisolara
Colaboração: Gustavo Nunes