Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Colégio Americano lança campanha antibullying

Colégio Americano lança campanha antibullying

por Colégio Metodista Americano — publicado 04/08/2010 09h37, última modificação 17/06/2020 15h27
Tema é trabalhado nas aulas de Religião, Português, História e Educação Física

Sempre engajado na luta pelo respeito às diferenças e pela igualdade de direitos entre as pessoas, o Colégio Metodista Americano lança o Projeto Antibullying, que visa manter esse mal longe dos muros da escola e criar uma conscientização para erradicar o problema da sociedade. O trabalho desenvolvido por um grupo de tutores do Serviço de Orientação Educacional e da Pastoral da instituição tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar contra o bullying.

O tema é abordado por professores(as) dentro das salas de aula por meio de trabalhos nas disciplinas de Ensino Religioso, Língua Portuguesa, Educação Física e História. Os(As) docentes focam temáticas da Lei nº 10.866, de 26 de março de 2010, a popular lei municipal antibullying de Porto Alegre.

O Americano formou um grupo de alunos(as) que passam nas turmas e apresentam a campanha contra o bullying. Eles(as) realizam leituras e discussões de textos relacionados ao tema. A instituição desenvolveu um sistema de tutoria, com agentes multiplicadores(as) para maiores esclarecimentos sobre o assunto, além de um blog para debates, e também ampliou o número de palestras e exibições de filmes para reforçar a ideia de que essa prática tem que ser eliminada da sociedade.

O Americano promoveu ainda uma competição saudável para definir o logotipo da campanha. Os muros da escola trazem cartazes e folders criados pelos(as) próprios(as) alunos(as) em repúdio ao bullying.

Ações contra Bullying são prioridade nas escolas metodistas
Não é apenas em Porto Alegre que as atividades ficam concentradas. No Colégio Metodista União, em Uruguaiana, o projeto antibullying se chama “Isso é legal?”. O trabalho atende as demandas sociais criando ações voltadas para o resgate do ser humano e para a busca de novas formas de compreender a vida. A ação é desenvolvida em atividades com tutores(as), discussão sobre sentimentos, solidariedade, respeito e resolução de conflitos. Cada aluno(a) é orientado(a) para realizar seu próprio trabalho de aula com todas as informações e sugestões sobre o assunto.

O União organiza um Seminário Estudantil sobre como identificar e combater a violência por meio de palestras e entrega de folhetos com orientações. O projeto é aberto a comunidade e trata também de assuntos como drogas, violência, álcool antes dos 18 anos, álcool e direção e uso indevido da internet. O encontro conta com visitas de profissionais do Conselho Tutelar, Polícia Civil, Brigada Militar, Bombeiros, Conselho Municipal Antidrogas, e de Centros de Formação de Condutores. A partir de agosto, os(as) alunos(as) deverão criar o Comitê Permanente de Ações Antibullying, para manter o debate do assunto dentro da escola.

Em Santa Maria, o Colégio Metodista Centenário desenvolveu o projeto “Bullying não é brincadeira”. O trabalho traz diversas atividades, como palestras direcionadas aos(às) alunos(as) e familiares e exibição de filmes que servem de inspiração para criação de textos. A instituição visa desenvolver ações em relação à não violência com projetos interdisciplinares.

Nos Colégios Metodistas os(as) alunos(as) têm acompanhamento diário e essas ações são fundamentais para manter a harmonia dentro do ambiente escolar. Os projetos ensinam a lidar com todos os tipos de diferenças e reforçam a consciência social. Jovens educados(as) com tais valores aceitam questões de gênero, características físicas, raça, nacionalidades, necessidades educacionais especiais e todo e qualquer tipo de diversidade.

Com o desenvolvimento dos projetos esse mal continuará longe das escolas metodistas. Bullying, isso é legal? Nos Colégios Metodistas todos sabem a resposta: bullying não é brincadeira.

Confira abaixo os projetos de cada uma das escolas:

Americano   |    Centenário   |   União

Jornalista responsável: Vanessa Mello