Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Colégio Americano realiza atividade em homenagem ao Dia Mundial da Água

Colégio Americano realiza atividade em homenagem ao Dia Mundial da Água

por Colégio Metodista Americano — publicado 18/03/2011 11h53, última modificação 17/06/2020 15h28
Estudantes irão confeccionar um gráfico sobre o uso excessivo e desperdício de água

O dia 22 de março é declarado como o Dia Mundial das Águas desde a resolução imposta em 1993. No mês em que se comemora a data, é importante lembrar que a água é um bem precioso insubstituível e finito, e que por isso, sua preservação é de extrema importância.

O Colégio Metodista Americano aposta em trabalhos que abordam o tema para a construção de uma consciência ecológica. Os(As) alunos(as) do 3º ano do Ensino Fundamental trabalham com o assunto inserido nos estudos sobre Porto Alegre. Os(As) estudantes começam o ano participando de um passeio para conhecer o Lago Guaíba. O estudo do tema é intensificado no segundo semestre do ano letivo, quando os(as) pequenos(as) realizam pesquisas sobre a distribuição de água no planeta, poluição dos rios e da terra, a quantidade de água própria para consumo e como o homem atua sobre o uso dessa água.

Além disso, quando o estudo é sobre o ciclo da água, os(as) alunos(as) participam da construção de um “Mini Mundo”, onde são registradas num controle diário as observações das crianças sobre as possíveis modificações, formações de vapores, gotículas, até transformar-se em chuva.

A professora Claudia Santos, da 3º ano do Ensino Fundamental, destaca a importância desse tipo de atividade: “É preciso ensinar aos(às) alunos(as) que o planeta, e a natureza que o compõe, são um sistema vivo e precisam ser cuidados. A relação que todos os que nele vivem é de interdependência, todos os seres vivos e as plantas necessitam do mesmo combustível para sobreviverem, que é a água”, explica.

Os(As) estudantes participarão nesta terça-feira (22/03), às 7h30, de uma atividade em sala de aula para celebrar o Dia Mundial da Água. A professora Claudia e os(as) alunos(as) vão confeccionar um gráfico sobre o uso excessivo e desperdício da água.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Paula Barcellos