Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Colégio Americano realizou bate-papo com a autora e ilustradora Canadense, Ludmila Zeman

por Colégio Metodista Americano — publicado 14/11/2014 15h38, última modificação 17/06/2020 15h30
O encontro recebeu cerca de 300 estudantes para o bate-papo com Ludmila

Na tarde da última quarta-feira (12), o Colégio Metodista Americano realizou o encontro com a autora e ilustradora canadense, Ludmila Zeman. A autora, que veio ao Brasil para a 60º Feira do Livro de Porto Alegre, esteve também na escola, escolhida pela Embaixada Canadense em razão do seu Programa de Educação Bilíngue.

As turmas de terceiro ao sétimo ano do Ensino Fundamental participaram do momento que ocorreu no Auditório Elizabeth Lee (Dr. Lauro de Oliveira, nº 17). A conversa com Ludmila iniciou às 14h30min, e teve como principal intuito de promover uma interação entre a autora/ilustradora de destaque internacional e os estudantes.

Em um primeiro momento, Ludmila falou sobre o prazer que foi para ela estar na escola, e agradeceu a presença dos estudantes. Após explicar como constrói suas obras, ela concedeu espaço para o esclarecimento de dúvidas dos pequenos, que puderam exercitar o inglês aprendido na sala de aula, fazendo perguntas direcionadas à ela.

A ilustradora contou durante a conversa com os estudantes que tinha 40 anos quando escreveu o Rei Gligamesh (seu livro mais conhecido), e que durante a escrita seu pai havia falecido, então concentrou toda sua energia compondo o livro. Segundo Ludmila, o apoio que teve quando decidiu se tornar autora e ilustradora foi essencial, ela afirma que isso ocorreu porque nasceu em uma família de artistas, já que seu pai era cineasta. Ainda segundo a autora, a maneira que escreve não mudará pois é a forma que o mundo todo entende sua história, por meio das ilustrações.

Conheça a história do Rei Gligamesh que deu origem ao livro de mais destaque de Ludmila:

A lenda do rei Gilgamesh é uma das mais antigas histórias escritas do mundo. É mais antiga que os poemas épicos de Homero. Gilgamesh, na verdade, foi um rei que viveu e reinou em Uruk, na Mesopotâmia, por volta do terceiro milênio antes de Cristo. Na lenda, Gilgamesh é metade homem e metade deus. A história foi escrita em tábuas de argila há mais de 5.000 anos atrás e contém todos os valores humanos que os povos do mundo inteiro perseguem até hoje: amor, compaixão, perdão, amizade, coragem e lealdade. Este é o volume 1 da trilogia A Epopeia de Gilgamesh, que conta sobre a construção das muralhas da cidade.