Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Colégio Metodista Americano completa 130 ANOS

Colégio Metodista Americano completa 130 ANOS

por Colégio Metodista Americano — publicado 16/10/2015 07h38, última modificação 17/06/2020 15h32
Instituição de ensino particular mais antiga de Porto Alegre, tem como lema “Educar, ensinar a viver”

O Colégio Metodista Americano completa 130 anos neste mês de outubro, comemorando a instituição de ensino particular mais antiga de Porto Alegre. Com tradição e seriedade em sua trajetória, adaptou-se a evolução da sociedade desde a sua fundação. Desde o início de 2015, o novo eixo interdisciplinar, Ciência, tecnologia e sociedade, foi adotado com o intuito de aprofundar o aprendizado dos alunos aliado ao exercício da confessional idade cristã metodista. Pioneiro no Programa de Ensino Bilíngue, o Colégio dispõe da plataforma de ensino digital ADAPTA para o ensino dos seus mais de 1100 alunos. A plataforma ADAPTA permite a conexão do aluno e sua família a diversas possibilidades, sempre a partir de um olhar de crítica construtiva que fortalece a autonomia e permite que os alunos tenham total apoio para desenvolver suas habilidades e talentos da melhor forma possível.

A história do Americano começa em 19 de outubro de 1885, com a chegada do Reverendo João da Costa Correa, de Jaguarão a Porto Alegre, para iniciar uma obra educacional, juntamente com sua família e a jovem professora Carmem Chacon. A sede ficava na Praça General Marques, hoje rua Dr. Flores, no centro de Porto Alegre, em um prédio alugado. O Reverendo acabou adoecendo e, com 16 anos de idade, Carmem Chacon assumiu toda a escola, até 1889 quando faleceu por tuberculose. O crescimento do Colégio Americano continuou, e entre 1900 e 1910, as missionárias dos Estados Unidos vieram para avaliar a situação geral. O prédio da Avenida Independência foi adquirido em 1921 para sediar o Colégio Americano que, assim, passou a trabalhar com externato e internato. Foi o primeiro colégio do Rio Grande do Sul a oferecer o Curso Ginasial para Moças, quando recebeu a designação de ginásio, no ano de 1926. O Colégio Metodista Americano foi pioneiro em vários quesitos, inclusive no uso de uniforme e idiomas no currículo, com aulas de alemão, francês e inglês.

O local onde hoje está o Colégio Americano foi comprado em 1938, na época da 2ª Guerra Mundial. Por medo de ataques, a missionária norte-americana Mary Sue Brown, quis que abrigos antiaéreos fossem construídos nas dependências da escola, mesmo longe dos campos de batalha e aviões de guerra. Estes esconderijos tornaram-se obsoletos, foram utilizados para outras finalidades como uma marcenaria e hoje não existem mais.

A escola, que antes era um Internato para Moças, tinha em seu currículo matérias como Trabalhos de Agulha e oferecia cursos opcionais de Economia do Lar e Secretariado. Hoje há uma preocupação com os vestibulares e com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e proporciona-se aos seus estudantes eventos preparatórios para estimular competências além do aprendizado de conteúdos. A prática de esportes também é priorizada pelo Colégio Americano, exemplo disso é a realização 83ª Olimpíada Metodista e também a pesquisa de Avaliação Física, promovidos com o objetivo de estimular a prática de atividades físicas e proporcionar qualidade de vida aos alunos.

VOCÊ SABIA?

*Estudaram no Colégio Metodista Americano a atriz e apresentadora da Rede Globo, Fernanda Lima, o apresentador Capu, do programa MasBah! no SBT, a ex primeira dama Maria Tereza Goulart, a pianista Esther Scliar, as atrizes Lilian Lemmertz e Sílvia Pfeifer, a escritora Lya Luft e a esposa do fundador do Grupo RBS, Ione Pacheco Sirotsky.

*O vitral de entrada do prédio Pfeiffer, é uma releitura do chafariz que havia no pátio da antiga sede da Av. Independência.

*Onde hoje as vans escolares estacionam, próximo ao bar, havia uma piscina em que havia aulas de Educação Física aconteciam.

*Logo que foi construída, a escola era aberta para a comunidade, que dispunha de uma sala de jogos, onde atualmente fica o bar.