Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Colégio União recebe 78ª Olimpíada Metodista

Colégio União recebe 78ª Olimpíada Metodista

por Colégio Metodista Americano — publicado 19/11/2010 08h21, última modificação 17/06/2020 15h27
Estudantes participam de jogos de basquete, futsal, futebol, vôlei e atletismo em Uruguaiana
Está chegando à hora. Vai começar a 78ª Olimpíada Metodista. O campeonato esportivo mais aguardado dos colégios metodistas Americano, Centenário e União deve reunir cerca de 180 estudantes em disputas nas modalidades de atletismo, basquete, futebol, futsal e vôlei. Essa edição ocorre entre nos dias 29 e 30 de novembro, no União, em Uruguaiana.

Durante as olimpíadas os(as) atletas têm a oportunidade de superar seus limites e vencer desafios, mas sempre em clima de camaradagem e civilidade. Para demonstrar que o importante é competir e fazer novos(as) amigos(as), todos(as) os participantes recebem medalhas.

Para aprimorar o espírito de irmandade e integração, os(as) estudantes ficam alojados(as) nas dependências do União, que se transforma em uma verdadeira vila olímpica durante os dias de disputa. O objetivo é valorizar a interação e proporcionar novas amizades.

A competição será de encher os olhos. Os jogos disputados no Ginásio Valdemar Arruda e no campo de futebol serão abertos ao público, ou seja, quem estiver disposto a assistir as partidas, além de não precisar pagas, vai conferir muitas promessas do esporte gaúcho e brasileiro em ação. Só para dar uma idéia, o campeonato de futsal feminino terá a presença das atuais campeãs estaduais da modalidade, sendo que duas delas fazem parte da seleção brasileira de futebol sub-17.

Para a cerimônia de abertura do evento foram convidadas algumas das personalidades de Uruguaiana como o Prefeito da cidade, Sanchotene Felice, e os secretários da educação, Delmar Kauffman, e dos esportes, Vicente Majó da Maia.

História da Olimpíada Metodista
A primeira edição da Olimpíada foi realizada em 1928 no extinto Colégio IPA, em Porto Alegre. O evento era chamado de Liga dos Colégios e só tinha participação de meninos.

Paralelo aos jogos masculinos, acontecia o Torneio Intercolegial Feminino, disputado pelo Americano e pelo Centenário, escolas que só trabalhavam com meninas.

O União e o Instituto Ginasial de Passo Fundo, que não faz mais parte da Rede Metodista, disputavam as duas competições por serem escolas mistas. Somente a partir de 1948, as Olimpíadas passaram a reunir todos os colégios metodistas do Estado.

Colaboração: Alexandre Paz