Colégios Americano e União promovem atividades em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil
Imagem: Arquivo
O dia 18 de abril foi instituído como o Dia Nacional do Livro Infantil em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato, um dos maiores autores de leitura infanto-juvenil brasileira. José Bento Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882, no interior de São Paulo. Cursou Direito na Faculdade de Largo São Francisco, e foi só em 1917 que se consagrou como escritor infantil. Foi nesse período que escreveu A Menina do Narizinho Arrebitado, e daí surgiram outros episódios com os personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Anastácia e, é claro, Emília, a boneca que fala.
Além disso, Monteiro Lobato ficou conhecido pela criação de muitas outras obras de sucesso, como O Gato Félix, História das invenções, O Minotauro, Jeca Tatuzinho e diversas outras.
Para comemorar o Dia Nacional do Livro, os Colégios Metodista Americano e União organizam atividades voltadas à literatura. Na segunda-feira (18/04), às 14h30, os(as) estudantes da Educação Infantil até o 4º ano do Ensino Fundamental do União serão recepcionados no Salão Nobre Castro Alves pelo personagem do Sítio do Pica Pau Amarelo, Visconde de Sabugosa, onde assistirão o filme O Poço de Visconde.
Às 16h, acontece a Hora do Conto, com a contadora Márcia Guterrez, do SESC de Uruguaiana, que narra a história Aparecida, a esquecida. A partir desta data, o Colégio terá a biblioteca no pátio. Com esse projeto os(as) estudantes poderão ter acesso a uma pequena estante com livros e revistas durante o recreio.
O Americano também desenvolve atividades para celebrar a data. Há cerca de duas semanas, Cleonice Zatti, funcionária da Biblioteca, começou a contar para os(as) estudantes dos 1º, 2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental histórias sobre a vida e obras de Monteiro Lobato. Os(As) alunos(as) também participaram da Hora do Conto, com a história O Marquês de Rabicó. Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil os(as) pequenos(as) participam da Seção Cinema, onde será apresentado o filme Memórias da Emília.
Já para os(as) pequenos da Educação Infantil, a Ilka SantAnna, também funcionária da biblioteca, organiza o Histórias Gigantes para Crianças Pequenas. A atividade será uma contação da história O Sítio do Pica-pau Amarelo, mas de maneira diferente: apresentada através de uma projeção, quando os personagens ganham vida e fazem parte da imaginação das crianças. Além disso, ainda terá a Biblioteca Itinerante, os livros também podem andar, onde vários livros serão levados até a sala de projeção, para que as crianças possam efetuar seus empréstimos semanais, como é de costume, mas que normalmente ocorre dentro da Biblioteca de Educação Infantil.
Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Paula Barcellos