Você está aqui: Página Inicial / msg / comunicados / 2020 / portarias / anexos / Notícias Americano / Colégios Metodistas orientam na escolha profissional com projeto Formação de Identidade

por Colégio Metodista Americano — publicado 28/04/2008 10h52, última modificação 17/06/2020 15h23
Atividade “Futuro no Presente” conscientiza estudantes sobre cotidiano de diferentes ocupações com visitas in loco

Na hora de auxiliar os(as) estudantes da Educação Básica na escolha profissional, a Rede Metodista de Educação do Sul oferece um diferencial. É o projeto “Formação de Identidade”. Organizado pela Professora Cristina Valentini, o trabalho traz, em 2008, inovações para oportunizar maior qualidade no processo de escolha da profissão. Uma dessas novidades é o “Futuro no Presente”, onde o(a) aluno(a) vivencia o cotidiano da carreira escolhida e deve iniciar em maio.

Segundo a professora Cristina, o projeto pretende apresentar aos(às) alunos(as) do 2º e 3º ano dos Colégios Metodistas Americano, Centenário e União como acontece o dia-a-dia da profissão que eles(as) pretendem seguir, com pelo menos uma visita de um turno. “Não se escolhe o que não se conhece, por isso a idéia é criar a possibilidade do conhecimento in loco da realidade ocupacional para evitar possíveis distorções sobre as profissões”, afirma.

Para o sucesso da nova ação, a professora conta com o apoio de pais de estudantes das escolas que ofereçam seus locais de trabalho para servir de laboratório. Os(As) interessados(as) em auxiliar no processo podem enviar e-mail para projidentidade@metodistadosul.edu.br.

Outra novidade do trabalho é a ampliação do “Formação de Identidade”, que agora acontece desde as séries iniciais e conta com a atuação de acadêmicos(as) de Psicologia e Filosofia como estagiários(as). O projeto é uma modalidade clinica, que entende que a escolha profissional se dá a partir da história de vida e pelas características pessoais.

O trabalho visa promover uma interação entre colégios e universidades, e já está em pleno andamento nos Colégios Metodistas. Entre as atividades estão entrevistas com psicólogos(as), dinâmicas de grupo e simulado na mesma data do vestibular da Rede Metodista.

Em 2007, os(as) estudantes do Americano participaram da 1ª Feira das Profissões, onde conheceram laboratórios, dependências, conversaram com professores(as) e visitaram estandes com informações de diversos cursos. Em 2008, o projeto foi estendido para as séries iniciais e implementado no Centenário e no União.

Jornalista responsável: Vanessa Mello
Colaboração: Alexandre Paz